Google search engine
InícioMercado de TrabalhoMercado de trabalho depois dos 50 anos: como está a realidade para...

Mercado de trabalho depois dos 50 anos: como está a realidade para os candidatos?

Qual é o cenário, principais desafios enfrentados pelos profissionais mais experientes, cargos que mais contratam e dicas para quem busca oportunidade.

Com as empresas mais atentas às questões sobre diversidade e inclusão, o público acima dos 50 anos passa a ser mais valorizado pelas companhias, apesar de alguns empecilhos enfrentados. Além do adiamento da aposentadoria, o que faz com que esses profissionais se mantenham ativos no mercado, as empresas estão reconhecendo a ampla experiência e bagagem de conhecimento que possuem.

Mercado de trabalho depois dos 50 anos: a busca pelos candidatos

De acordo com Carlos Martins, presidente do Gi Group Brasil, um dos líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho, o foco das empresas na busca por candidatos com mais de 50 anos está no mix de competência e maturidade, características que podem somar às equipes mais jovens nas corporações. “Unir experiência e espírito inovador ajuda no sucesso da empresa. Não que os mais experientes não sejam inovadores, mas somar com os integrantes mais novos será uma troca muito rica”, exemplifica Martins.

Mercado de trabalho depois dos 50 anos: o recrutamento

Do total de recrutamento do Gi Group, cerca de 4% foram de profissionais com mais de 50 anos. As principais áreas de contratação são dos segmentos de Hotelaria, Turismo, Logística, Varejo e Restaurantes com destaque para cargos como camareira, garçom, ajudante de cozinha, promotor(a) e consultor(a) de vendas, operador(a) de empilhadeira, ajudante operacional, motorista entregador(a), steward para transfer de passageiros, consultor(a) de beleza, auxiliar de transporte e de produção. Além disso, há ofertas de vagas para cargos como eletricista, técnico em manutenção, consultor de vendas, consultor de negócios e supervisor de campo.

Mercado de trabalho depois dos 50 anos: no home office

Em tempos de home office, alguns desafios podem surgir, como barreiras impostas pelas necessidades de habilidades tecnológicas. “Conheço um profissional de 66 anos que é professor do ensino fundamental e médio que precisou aprender a lidar com uma ferramenta de reunião virtual e como usar uma lousa virtual. As empresas precisam trabalhar em termos de orientação do conhecimento, por isso, temos que trabalhar no desenvolvimento de algumas competências/habilidades, como por exemplo: cooperação, curiosidade, uso de tecnologia e desenvolvimento contínuo”, conta o presidente.

Mercado de trabalho depois dos 50 anos: foque em desenvolvimento

Para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho, é importante focar em desenvolvimento contínuo, entender o perfil comportamental, estar atento(a) às tendências e demonstrar comprometimento. “Todas essas características, independentemente da idade, farão a pessoa ser um profissional com mais chances de conquistar uma vaga para se manter ou se recolocar no mercado”, complementa Carlos.

Mercado de trabalho depois dos 50 anos: Sobre o Gi Group

Gi Group é um dos líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho, com forte destaque nas atividades de Recrutamento e Seleção, Administração de Temporários, Programas de Estágios, Projetos de Terceirização (BPO – Business Process Outsourcing), Marketing Promocional, Treinamento e Consultoria em Desenvolvimento Organizacional.

No início de 2007, o Gi Group começou o seu programa de internacionaliza& cced il;ão, que o levou a estar hoje presente em 58 países da Europa, América e Ásia. A companhia também é membro corporativo global da WEC – World Employment Confederation. O Gi Group tem faturamento de 2,5 bilhões de euros e atende mais de 20.000 empresas por meio de 650 filiais em todo o mundo e mais de 4.500 funcionários diretos.  No Brasil desde 2008, o Gi Group possui 21 filiais espalhadas por todo o território do País.

Leia também – Especialistas discutem as competências profissionais da transformação digital.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras