Mindfulness corporativo: Prática de atenção plena pode ajudar na carreira profissional

Mindfulness corporativo

Inteligência emocional e saúde mental são essenciais. Para ajudar, especialista dá dicas de como implementar a técnica no dia a dia.

O mercado de trabalho está em constante evolução. Graduação, inglês e informática básica já não são suficientes para assegurar um bom emprego.

Respondendo às exigências, cada vez mais os trabalhadores buscam atualização nas respectivas áreas enquanto lidam com a pressão de bater metas e produzir constantemente (ou mesmo com a busca de recolocação).

Mindfulness corporativo: Saúde mental em dia

Para isso, é fundamental estar com a saúde mental em dia e ter inteligência emocional. E é aqui que entra o mindfulness.

Criado pelo médico John Kabat Zinn na década de 70, a prática se desenvolveu com o passar dos anos e hoje é um estilo de vida que auxilia em diversas frentes da vida.

“Com a prática de atenção plena, as pessoas ficam mais atentas, compassivas, empáticas e tranquilas, o que melhora a comunicação através da escuta ativa, evitando ruídos, e também os relacionamentos na vida pessoal e trabalho, de modo que as pessoas não descontam suas frustrações nos outros”, destaca Luiza Bittencourt, instrutora sênior de mindfulness pelo MTI (Mindfulness Trainings International).

O mundo passa por um momento delicado em que tudo é amplificado com a incerteza e as angústias geradas pela pandemia do novo coronavírus.

Rotina de casa, lidar com o medo e ansiedade de pais, filhos, familiares e amigos, além da própria carreira, pode ser exaustivo.

Por isso mesmo o mindfulness pode ser uma ótima ferramenta, pois ajudará não apenas o profissional (e por consequência a empresa), mas também o indivíduo.

Melhora do sono, memória e da sensação de bem estar, redução de estresse e ansiedade, além de trabalhar a inteligência emocional são alguns dos benefícios da prática.

A seguir, Luiza deixa dicas mindfulness para reduzir estresse e ansiedade, aumentar foco, produtividade, sensação de bem estar, trabalho em equipe e saúde.

Mindfulness corporativo: Dica 1.

Pausas conscientes: Pare algumas vezes ao longo do dia e sinta sua respiração;

Mindfulness corporativo: Dica 2.

Uso consciente dos eletrônicos: Estabeleça horários para olhar e-mails ou celular;

Mindfulness corporativo: Dica 3.

Início, meio e fim das atividades: Não faça mais de uma coisa ao mesmo tempo. É mais produtivo fazer cada atividade com atenção plena;

Mindfulness corporativo: Dica 4.

Escuta Atenta: esteja realmente presente quando um colega ou chefe estiver falando com você, escute com atenção. Isso evita diversos erros de comunicação.

Mindfulness corporativo: Dica 5.

Mindful Eating: Não coma trabalhando. Quando estiver comendo, apenas coma. Desfrute desse momento tão saboroso.

Mindfulness corporativo: Dica 6.

Pratique meditação: A prática regular, mesmo que apenas alguns minutos por dia, muda seu cérebro e traz os benefícios da prática. Tire esse tempo pra você.

Mindfulness com Luiza Bittencourt: Instrutora sênior de Mindfulness pelo MTI (Mindfulness Trainings International), com o mentor Lama Jangchub Reid (fundador do MTI), que é uma das maiores referências no meio.

E também é instrutora de Mindful Eating pelo Protocolo Eat For Life. As possibilidades do tema são muitas, e ela domina o tema nas frentes profissional, pessoal e educacional também.

Mindfulness corporativo: Trajetória pessoal

Além disso, a trajetória pessoal dela também serve de exemplo/inspiração. Luiza era advogada e sempre foi muito ansiosa e estressada, o que não melhorou com a rotina que tinha. Foi então que uma amiga a convidou para um workshop de mindfulness, e tudo mudou a partir daí.

Hoje, ela já participou de diversos retiros e cursos como Mindfull Schools (Califórnia), Mindfulness na Liderança pelo Institute for Mindful Leadership (fundado por Janice Marturano), Introducción a Mindfulness, Compasión y Florecimiento Humano no Instituto Cultivo (México).

É membro da AbraMind (Rede Aberta de Mindfulness), também colaborando com as boas práticas entre os instrutores.

Leia também – Mind Skills: as habilidades mentais que são a chave para uma vida produtiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui