Novo mercado de trabalho pós pandemia tem sido um dos temas mais discutidos agora. Como ficam as relações de trabalho e como os profissionais devem se encaixar nesse novo normal? Separamos 5 reflexos do novo mercado de trabalho de acordo com o Leandro Rampazzo, CEO da GODIVA Propaganda.
Novo mercado de trabalho: home office
Novo mercado de trabalho: reuniões mais rápidas
No Brasil sempre nos deparamos com reuniões presenciais longas, cansativas e sem objetividade. No mundo digital tudo é muito rápido. As reuniões tendem a serem mais objetivas, pois são mais direcionadas ao temas propostos, sem tempo para introduções e assuntos aleatórios.
Novo mercado de trabalho: deslocamento estratégico
O custo com viagens para reuniões em outras cidades, estados e países sempre foi alto. O deslocamento só ocorrerá em casos estratégicos e extremamente necessários, pois “descobrimos” que podemos resolver muita coisa à distância.
Novo mercado de trabalho: confiança na relação
No Brasil existe uma cultura de “ver para crer”. Os gestores precisavam literalmente ver o time presencial para comprovar que estavam ali trabalhando. Com a equipe em home office isso deixa de existir e dá lugar ao relacionamento de mais confiança e parceria entre todos. Por mais que você não enxergue alguém ali, estão todos trabalhando.
Novo mercado de trabalho: humanização e solidariedade
Novo mercado de trabalho: dicas PraCarreiras
Para finalizar, gostaríamos de complementar o conteúdo ressaltando a importância de estar preparado para qualquer mudança que venha acontecer no mercado de trabalho. Estar preparado será o divisor entre profissionais que alcançarão o sucesso profissional e outros que ficarão em escanteio.
Por isso, foque em manter-se sempre atualizado, invista no seu networking, faça cursos e participe de eventos online. Sempre dizemos, o problema para conquistar a recolocação profissional não é estar desempregado, mas ficar muito tempo sem fazer absolutamente nada para melhorar seu perfil profissional e pessoal.