O que é Home office. Talvez, você não saiba o que o termo signifique, mas você com certeza já ouviu falar sobre o conceito de trabalhar em casa.
Uma prática cada vez mais comum, tudo indica que a flexibilidade no trabalho é o futuro. E, hoje, vamos entender melhor o que isso significa e como você pode otimizar a sua rotina profissional nesse esquema.
O que é home office?
Primeiro, vamos ao básico: home office é o nome em inglês que define, justamente, a prática de trabalhar de casa. Portanto, você é empregado por uma empresa, no caso de profissionais freelancer, e trabalha em sua casa.
Existem. no entanto, pessoas que trabalham apenas no esquema home office, atendendo um cliente fixo, vários temporários ou uma mistura das duas coisas.
Outras pessoas têm um emprego em uma empresa, contratados pelo formato tradicional CLT. Mas o próprio empregador permite que seus funcionários cumpram as tarefas de casa algumas vezes na semana.
Não existe uma fórmula, mas o que precisa ficar compreendido aqui é que trabalhar de casa é exatamente como o termo diz. O seu escritório não é um endereço físico mantido por uma empresa, mas a sua própria casa.
Aliás, é comum trabalhadores home office buscarem lugares diferentes para aproveitar o dia de trabalho. Um café no bairro, um espaço de coworking, ou a casa de colegas que trabalham da mesma maneira.
Entendido isso, vamos à próxima etapa:
Mas afina, o que é o Home Office no dia a dia?
Bom, já entendemos o que é home office, e você deve ter pensado que esse é o sonho de qualquer um, certo?
Não exatamente. Trabalhar de casa exige um nível de disciplina um pouco maior do que um emprego tradicional.
1.Estabeleça uma rotina
Parece bobagem, mas é fácil você abrir mão de manter uma rotina certinha quando faz tudo da sua própria casa.
Mas ter esses hábitos é importante tanto para manter uma constância no seu trabalho, quanto para evitar problemas com entregas e prazos.
“A rotina possui um papel fundamental para estabelecer uma relação de trabalho saudável e tranquila em casa”, explica Thamiris do Carmo Souza, advogada adepta do home office.
2.Analise suas prioridades
Depois de pensar na sua rotina com cuidado, vale a pena analisar a sua agenda para entender quais são as prioridades. A partir disso, o ideal é você abrir o dia com as tarefas mais importantes e urgentes.
“Quando começamos pelo que é mais importante, o dia fica mais tranquilo. Caso aconteça algum imprevisto, fica fácil encaixar, sem estresse, um novo problema. E, assim, encontrar uma solução com facilidade e sem atrapalhar os outros compromissos”, continua Thamiris.
3.Adote um sistema de organização
Tudo isso, a sua rotina e as suas prioridades, só pode ser amarrado se você seguir algum tipo de método de organização.
Como diz a advogada, ele é inexorável (ou seja, inflexível) para quem trabalha home office. Já que essa organização é a base tanto para você estabelecer a sua agenda, quanto organizar as prioridades.
“Sem organização você pode ficar perdido, e acabar esquecendo algum compromisso importante, tornando o home office um caos”, diz ela.
4.Faça pausas
Ter um dia estruturado de trabalho, com hora para começar e terminar, é importantíssimo para quem trabalha de casa.
Ainda assim, a vantagem é que você pode escolher os horários para trabalhar e entender quando é o seu período mais produtivo.
Independentemente de qualquer coisa, é fato também que esse sistema implica, muitas vezes, fazer jornadas diárias mais longas.
Qualquer que seja o período, lembre-se de fazer pausas. Cinco minutos são suficientes para alongar o corpo, renovar as ideias e voltar com foco.
Ter um espaço determinado e apropriado para trabalhar também ajuda a diminuir as distrações e ajudar você a manter o foco.
O home office é para todo mundo?
Você deve ter percebido que trabalhar de casa não é tão simples quanto se imagina.
Apesar da tentação de ficar de pijamas com o computador no colo, é preciso entender que o home office exige disciplina e treino.
“Eu acredito que o home office é para todos que estão dispostos a construir um ambiente tranquilo e saudável. Buscando as seguintes combinações: organização, foco, disciplina.
Além de ter um lugar apropriado que seja afastado de interrupções frequentes”, explica Thamiris.
Isso significa que você precisa estar disposto a montar o ambiente certo e colocar a si mesmo em uma postura de trabalho mesmo dentro de casa. Mantendo o profissionalismo e cuidando de si mesmo para não extrapolar os horários e abusar demais do seu corpo e da sua saúde mental .
Você já experimentou trabalhar home office? Como foi? Conte para a gente nos comentários abaixo, ou participe da discussão no nosso grupo no LinkedIn!