O setor de tecnologia cresce 46,2% no ano de 2021

setor de tecnologia

O crescimento no setor de tecnologia foi notado em janeiro de 2021 comparado ao mesmo período em 2020.

Embora a taxa de desemprego no segundo semestre de 2020 tenha sido de 14,1%, o impacto da pandemia não foi o mesmo em todas as áreas.

Enquanto alguns setores sofreram com o fechamento de oportunidades, outros tiveram aumento significativo de contratações, especialmente no início de 2021, como é o caso do setor de tecnologia.

Foram abertas 1.120 vagas de tecnologia no Brasil em janeiro de 2020 e, no mesmo período de 2021, o número de vagas chegou a 1.638, aumento de 46,2%, segundo dados do Banco Nacional de Empregos (BNE).

Setor de tecnologia: Profissões no setor de tecnologia em alta

De acordo com dados do BNE, as vagas mais promissoras na área são desenvolvedor, programador, técnico em informática, desenvolvedor Java, desenvolvedor front-end, suporte técnico, analista de sistemas, analista de suportes e técnico em TI.

Diversos setores estão com vagas aquecidas na área da tecnologia, avalia o CEO do BNE, Marcelo de Abreu.

“Áreas como de saúde, delivery e internet estão cada vez mais em alta, principalmente com a pandemia, quando houve essa necessidade para a continuidade dos serviços oferecidos. Dessa forma, o aumento de vagas na área aconteceu”, explica.

O bom momento deve persistir, conforme os dados da International Data Corporation (IDC): cerca de 42% das empresas no Brasil pretendem aumentar o orçamento para o setor de tecnologia ao longo de 2021.

Setor de tecnologia: O papel da tecnologia

Myke Mello, CTO da Nexcore Tecnologia, comenta que o setor de tecnologia vem ganhando mais importância e valorização nas empresas, principalmente devido aos fatores ocasionados pela Covid-19.

“Esse movimento de melhoria já era normal antes da pandemia. Em certa proporção, as empresas sempre buscaram melhor qualidade de tecnologia para desempenhar seus serviços, mas poucas investiam tempo no desenvolvimento de negócio, pois estava fluindo.

Com a chegada da pandemia, foi necessário investir na tecnologia e contratar mais profissionais desse ramo para conquistar um melhor desenvolvimento”, comenta.

Setor de tecnologia: A falta de profissionais qualificados

Mello explica, porém, que um dos grandes desafios enfrentados é a carência de profissionais qualificados e experientes para exercerem suas funções no segmento.

“Além do aumento de vagas, o salário também aumentou em 25% na área de tecnologia.

A grande questão é que o mercado está com escassez de profissionais qualificados, com experiência na vaga e com força de vontade”, ressalta Mello.

Nesse contexto, o CEO do BNE sugere a capacitação para os profissionais. “Com o início do ano, muitos profissionais estão em busca de uma oportunidade.

É extremamente importante que a pessoa tenha força de vontade, seja compromissada e busque se qualificar”, finaliza.

Setor de tecnologia: Sobre Nexcore

Fundada em 2011, a Nexcore Tecnologia oferece soluções em atendimento e comunicação Omnichannel para empresas que precisam otimizar e personalizar o relacionamento com seus clientes, e unificar o histórico de comunicação.

É referência nacional no segmento e tem sua matriz em Curitiba (PR). O software pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada empresa e se adequa especialmente em empreendimentos de médio e grande porte.

Setor de tecnologia: Sobre o BNE – Banco Nacional de Empregos

Há mais de 20 anos no mercado, o BNE é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente.

O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias. Saiba mais em: https://www.bne.com.br/.

Leia também – Tecnologia de experiência do funcionário é nova tendência dentro das empresas.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui