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quarta-feira, agosto 17, 2022
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63% dos profissionais de RH dizem realizar recrutamento humanizado

Pesquisa do InfoJobs também revelou que 93,5% dos recrutadores acreditam que podem ser empáticos nos processos seletivos com o RH humanizado.

O processo seletivo é o primeiro contato de um candidato com uma empresa e, idealmente, deve acontecer de forma que ele se sinta à vontade para passar suas experiências.
E é seguindo esse caminho que uma pesquisa realizada pelo InfoJobs, empresa de tecnologia para recrutamento, revelou que 63% dos profissionais de recursos humanos já fazem o recrutamento humanizado.
Além disso, o levantamento também conclui que 93,5% dos recrutadores acreditam que podem ser empáticos nos processos seletivos.

“De fato, o nervosismo faz parte do processo e a abordagem do recrutador pode tranquilizar o candidato ou intensificar ainda mais essa ansiedade.

RH humanizado: A postura das empresas

E é nesse cenário que começamos a falar de recrutamento humanizado, já que esse processo parte da mudança de postura das empresas, que em vez de priorizar métodos e tarefas, passam a direcionar seu foco para as pessoas, reconhecendo o valor de cada indivíduo e priorizando a experiência no processo seletivo.”, explica Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs.

Para 99% dos recrutadores entrevistados, o recrutamento humanizado é importante ou muito importante, uma vez que a área lida com expectativas.

Já pensando nas transformações do setor, cerca de 85% dos respondentes acreditam que é possível fazer um processo seletivo humanizado, usando tecnologia, o que mostra que a digitalização não torna o recrutamento mais robotizado.

RH humanizado: No Infojobs

No InfoJobs, por exemplo, o PandaPé, software de recrutamento e seleção, utiliza a tecnologia para atrair os melhores candidatos e promover um recrutamento mais transparente e dinâmico, com interatividade em muitas etapas.

“O software vai desde a requisição da vaga até a contratação do profissional. Em todo processo é possível criar uma conexão e comunicação com esses candidatos, de forma muito mais assertiva e sem perder a humanização”, explica Ana.

Além do mais, a executiva reforça o fato de que a humanização do processo de recrutamento melhora a experiência do candidato, por meio de feedbacks, acompanhamento de status, gamificação, comunicação dinâmica e transparente, por exemplo.
Tudo isso colabora para uma imagem positiva da organização, impactando diretamente na marca empregadora e maior interesse de talentos no futuro.

RH humanizado: O outro lado

O levantamento também ouviu alguns candidatos, homens e mulheres de diversas áreas, e concluiu que mais de 80% dos profissionais dizem que o comportamento do recrutador durante o processo seletivo já foi motivo de nervosismo ou insegurança.

A pesquisa aponta postura intimidadora (41,9%), falta de atenção (18,8%), muitas anotações (13,9%) e perguntas inesperadas (empatadas, também com 13,9%) como os principais motivos para se sentirem dessa maneira.
Além disso, apenas 38% dos entrevistados disseram já ter participado de um recrutamento humanizado. Questionados sobre o que os recrutadores podem fazer para promover um melhor processo, os respondentes destacaram: comunicação transparente (39,5%), condução de entrevistas amigáveis (22,5%) e compreensão das dificuldades dos candidatos (10,7%).

RH humanizado: Sobre o InfoJobs

Com mais de 19 milhões de visitas ao mês e 42 milhões de cadastros, o InfoJobs é uma empresa de tecnologia para recrutamento.
A plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos oferece, há 17 anos, ferramentas avançadas para gerir os processos seletivos das empresas e facilitam aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

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Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

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