63% dos profissionais de RH dizem realizar recrutamento humanizado

RH humanizado

Pesquisa do InfoJobs também revelou que 93,5% dos recrutadores acreditam que podem ser empáticos nos processos seletivos com o RH humanizado.

O processo seletivo é o primeiro contato de um candidato com uma empresa e, idealmente, deve acontecer de forma que ele se sinta à vontade para passar suas experiências.
E é seguindo esse caminho que uma pesquisa realizada pelo InfoJobs, empresa de tecnologia para recrutamento, revelou que 63% dos profissionais de recursos humanos já fazem o recrutamento humanizado.
Além disso, o levantamento também conclui que 93,5% dos recrutadores acreditam que podem ser empáticos nos processos seletivos.

“De fato, o nervosismo faz parte do processo e a abordagem do recrutador pode tranquilizar o candidato ou intensificar ainda mais essa ansiedade.

RH humanizado: A postura das empresas

E é nesse cenário que começamos a falar de recrutamento humanizado, já que esse processo parte da mudança de postura das empresas, que em vez de priorizar métodos e tarefas, passam a direcionar seu foco para as pessoas, reconhecendo o valor de cada indivíduo e priorizando a experiência no processo seletivo.”, explica Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs.

Para 99% dos recrutadores entrevistados, o recrutamento humanizado é importante ou muito importante, uma vez que a área lida com expectativas.

Já pensando nas transformações do setor, cerca de 85% dos respondentes acreditam que é possível fazer um processo seletivo humanizado, usando tecnologia, o que mostra que a digitalização não torna o recrutamento mais robotizado.

RH humanizado: No Infojobs

No InfoJobs, por exemplo, o PandaPé, software de recrutamento e seleção, utiliza a tecnologia para atrair os melhores candidatos e promover um recrutamento mais transparente e dinâmico, com interatividade em muitas etapas.

“O software vai desde a requisição da vaga até a contratação do profissional. Em todo processo é possível criar uma conexão e comunicação com esses candidatos, de forma muito mais assertiva e sem perder a humanização”, explica Ana.

Além do mais, a executiva reforça o fato de que a humanização do processo de recrutamento melhora a experiência do candidato, por meio de feedbacks, acompanhamento de status, gamificação, comunicação dinâmica e transparente, por exemplo.
Tudo isso colabora para uma imagem positiva da organização, impactando diretamente na marca empregadora e maior interesse de talentos no futuro.

RH humanizado: O outro lado

O levantamento também ouviu alguns candidatos, homens e mulheres de diversas áreas, e concluiu que mais de 80% dos profissionais dizem que o comportamento do recrutador durante o processo seletivo já foi motivo de nervosismo ou insegurança.

A pesquisa aponta postura intimidadora (41,9%), falta de atenção (18,8%), muitas anotações (13,9%) e perguntas inesperadas (empatadas, também com 13,9%) como os principais motivos para se sentirem dessa maneira.
Além disso, apenas 38% dos entrevistados disseram já ter participado de um recrutamento humanizado. Questionados sobre o que os recrutadores podem fazer para promover um melhor processo, os respondentes destacaram: comunicação transparente (39,5%), condução de entrevistas amigáveis (22,5%) e compreensão das dificuldades dos candidatos (10,7%).

RH humanizado: Sobre o InfoJobs

Com mais de 19 milhões de visitas ao mês e 42 milhões de cadastros, o InfoJobs é uma empresa de tecnologia para recrutamento.
A plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos oferece, há 17 anos, ferramentas avançadas para gerir os processos seletivos das empresas e facilitam aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui