Profissões em alta no Brasil: cresce demanda por profissionais de tecnologia pós-pandemia

Profissões em alta no Brasil 2020

Profissões em alta no Brasil: demanda por profissionais de tecnologia cresce após coronavírus.

A pandemia causada pelo coronavírus tem impactado diretamente a economia e o mercado de trabalho, o que fez com que a demanda por profissionais da tecnologia fosse impulsionada nos últimos meses. Se a área já tinha boas previsões de crescimento nos últimos três anos, com o surgimento de novas funções, cursos e especializações, o movimento se intensificou.

Uma das maiores empresas em serviços e aplicações para a nuvem, a Claranet viu a demanda por especialistas em nuvem, dados, desenvolvedores, arquitetos de soluções de várias ferramentas, técnicos, gerentes de projetos e os que possuem habilidades de implementação de sistemas, crescer 15%.
De acordo com Tâmara Costa, Diretora de recursos humanos na Claranet Brasil, a maior procura diante do cenário atual é por projetos, arquitetura, Big Data e comportamento de mercado. “Quando a gente pensa em tecnologia, as coisas mudam muito rápido e as necessidades também. Buscamos ter as pessoas certas no lugar certo. É mais do que desenvolver, mas influenciar e resolver problemas”, pontua.

Profissões em alta no Brasil: especialista em cloud

Uma pesquisa realizada pela Spring Professional, mostrou que as companhias de tecnologia são as que mais permaneceram com o ritmo de contratações pré-pandemia, totalizando mais de 23%. Na lista de profissionais mais requisitados para esse momento, de acordo com a PageGroup, entram o líder de cibersegurança, devido à sua capacidade de encabeçar a área de segurança da informação, atuando na implementação de políticas, acesso e ferramentas estratégicas para proteção de dados da empresa. E o especialista em cloud, pois elabora soluções de arquitetura e infraestrutura de TI na nuvem, sempre levando em conta a segurança, acessibilidade e flexibilidade.

“Este profissional é diferenciado no mercado, pois exige expertise específica para a sua atuação. É essencial que as habilidades estejam de acordo com as necessidades das empresas para o atual momento, que são muitas e desafiadoras. O serviço de cloud está cada vez mais em alta no mercado e as empresas estão olhando com bons olhos”, garante a executiva.

O mercado aquecido faz com que as preocupações estejam voltadas também para a retenção desses profissionais, já que muitas empresas estão de olho nos especialistas. “Buscamos oferecer oportunidades internas de especialização, treinamentos, disponibilizamos eventos, e mantemos o nosso foco em pessoas, com o objetivo de engajar e valorizar esses profissionais”, finaliza Tâmara.

Profissões em alta no Brasil: demanda por desenvolvedores cresce mais de 90% durante pandemia

A pandemia extrapola os limites da saúde e também impacta na vitalidade financeira de diversas empresas. Para garantir a existência do negócio, uma das principais alternativas tem sido se adaptar ao universo online, por conta do isolamento social orientado pelas autoridades de saúde. A implementação de um sistema virtual adequado é importante para promover uma boa experiência do consumidor, resguardar dados de compra com segurança e otimizar o desempenho do serviço. Consequentemente, a profissão de desenvolvedor vem sendo cada vez mais requerida no mercado. Até mesmo aqueles que atuam como freelas sentiram o aumento na demanda, de acordo com um relatório feito pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina. O levantamento revela que a procura por desenvolvedores de aplicativos cresceu 92% entre os dias 29 de março e 4 de abril, em comparação com os dias 8 a 14 de março.

Profissões em alta no Brasil: desenvolvimento de apps

No mês passado, o desenvolvimento de apps tornou-se um dos serviços remotos  mais solicitado no aplicativo, que está dentro da categoria Design e Tecnologia. Ainda de acordo com a pesquisa, a busca por devs aumentou mais de 44% durante esse período. “A pandemia potencializou a contratação online de profissionais, tanto pela segurança e praticidade, quanto pela confiança. No caso da busca por desenvolvedores, é notável que é uma demanda na contramão do mercado de trabalho”, analisa Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.

Com o objetivo de evitar que os profissionais e os consumidores corram riscos de contraírem ou transmitirem o novo coronavírus (Covid-19), o GetNinjas está realizando uma campanha interna para auxiliar e orientar todos os prestadores de serviço cadastrados no aplicativo à tomarem as devidas medidas de segurança e prevenção, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, nos serviços essenciais que precisam ser feitos presencialmente.

Profissões em alta no Brasil: profissionais valiosos

A interpretação do empreendedor vai de encontro com a opinião de Celson Hupfer, CEO da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital. Segundo o especialista, a pandemia é uma amostra de como a tecnologia e esses profissionais são valiosos. Só na plataforma da empresa, há cerca de 66 vagas abertas para desenvolvedores. “Esses profissionais já têm sido procurados incessantemente por algumas empresas, assim como para todos os cargos que envolve a tecnologia. Embora exista uma deficiência no mercado para encontrar profissionais qualificados, o cenário é favorável para quem busca uma nova colocação dentro deste cargo”, avalia Celson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui