Quanto vale a sua imagem profissional?, esse é o tema do artigo de hoje escrito por David Braga.
No mundo tão digitalizado em que vivemos, basta navegar no Instagram, por exemplo, para ver que algumas pessoas cobram apenas para endossar um produto ou serviço, devido à credibilidade que alcançaram.
A depender de quem é, o resultado pode ser fantástico, pelo simples fato de ela chancelar a marca com o seu nome. São os famosos digital influencers.
No ambiente corporativo, isso não é diferente, mas não são todos os profissionais que atuam estrategicamente em relação a esse aspecto, infelizmente. Esquecem-se de que a imagem percebida pelos outros está totalmente conectada à credibilidade e até mesmo à respeitabilidade. Sendo assim, o tema exige atenção e pode garantir – ou não – destaque na carreira.
Imagem profissional: A famosa frase
Nesse sentido, vem à mente a famosa frase: “Não adianta ser; tem que parecer”. Ela nunca esteve tão atual, tanto dentro das organizações quanto no âmbito pessoal, porque tem muita relevância no dia a dia.
Afinal, quem não gosta de ser atendido por alguém bem vestido, com cabelo bem cortado ou que esteja usando uma boa maquiagem? Evidentemente, essas são apenas questões exteriores.
É ainda muito importante que o conteúdo – ou seja, a essência – esteja bem “calibrado”, uma vez que as pessoas “transbordam” aquilo que têm dentro de si. Você recomendaria alguém mal-humorado, grosseiro ou que sempre está irritado para alguma vaga? Por outro lado, empatia, leveza, cordialidade e postura são fundamentais para criar conexões e relações.
Imagem profissional: A interação
A cada interação, o indivíduo sempre deixa marcas nos demais. Por isso, é de grande importância ter essa atenção à imagem que está sendo construída entre amigos, familiares e colegas de trabalho.
O modo como as outras pessoas nos percebem é, sim, muito valorizado e pode até garantir novas posições no mercado de trabalho.
Ou, ao contrário, se tornar um obstáculo para o crescimento. Aqui, vale destacar que a questão do referenciamento está cada vez mais presente no dia a dia das empresas.
Portanto, seja nas mídias sociais, seja fora delas, no “mundo real”, a preocupação com a imagem é indispensável, especialmente para quem quer ter sempre destaque na carreira.
Imagem profissional: Foco
O profissional também deve se vestir com foco no cargo ao qual deseja chegar e, não, naquele que já trabalha.
Com essa visão de futuro, ele começa a se posicionar, desde já, diante de seus líderes. Nesse contexto, porém, é preciso cuidado com os exageros ou com a informalidade em demasia, quando o ambiente pedir mais sofisticação.
Assim, um fator essencial é saber dosar. Inclusive em momentos de home office, a escolha da roupa e a forma como o profissional se prepara esteticamente carregam muitas informações a respeito dele e sobre quanto se interessa em preservar a imagem.
Além disso, o cuidado deve ser o mesmo com os posicionamentos no ambiente digital.
Imagem profissional: Evitar assuntos polêmicos
Isso significa evitar entrar em assuntos polêmicos e se expor desnecessariamente. Há pessoas que têm perdido o bom senso, criando discussões polarizadas e, consequentemente, deixando uma má impressão para quem lê seus textos.
Por fim, é primordial entender que, ao ingressar em uma empresa, o profissional passa a representar uma marca. Então, precisa analisar se ela se conecta aos seus valores e seus propósitos.
Caso não haja aderência, será muito difícil ser autêntico e feliz no ambiente de trabalho. Da mesma forma, a corporação requer um colaborador que transmita boa reputação e credibilidade no mercado, evidenciando as convicções da organização. Sempre bom refletir sobre isso!
Imagem profissional: Sobre David Braga
David Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent. É também professor convidado da Fundação Dom Cabral (FDC) e autor do livro “Contratado ou Demitido – só depende de você”. Ele atua, ainda, como embaixador da ONG ChildFund e é Conselheiro de RH da ACMinas.
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