Companhias intensificam medidas e benefícios para prevenir transtornos mentais entre funcionários.
Um levantamento recente da Catho apontou um aumento de 1.215%, em 2021, nas vagas de emprego que oferecem benefícios como auxílio psicológico ou terapia. A tendência para garantir o bem-estar dos colaboradores se intensificou diante da pandemia, com os riscos à saúde, inclusive mental, dos funcionários.
A Stoque, empresa que desenvolve soluções de automação inteligente e digitalização de processos e documentos, por exemplo, já oferecia um benefício de orientação psicológica, além do plano de saúde, para os mais de 400 colaboradores antes da pandemia.
Com o início da crise sanitária e as incertezas sobre a doença, ampliou os cuidados, principalmente relacionados à saúde mental. Disponibilizou atendimento psicológico presencial para quem mora em Belo Horizonte (MG), sede da empresa, e a distância para os demais.
“Contratamos uma equipe de saúde própria para atendimento físico, incluindo domiciliar, e por telemedicina. Um profissional da área médica e da psicologia especializada para dar o suporte necessário sobre a Covid-19 e como cuidar da saúde mental da nossa equipe neste período de insegurança”, conta Gabriel Costa Santos, gerente de Gente e Cultura da Stoque. O atendimento é gratuito.
Saúde mental dos colaboradores: um outro exemplo
Outro exemplo vem da healthtech Zitrus, com sede em Joinville (SC), que oferece, desde antes da pandemia, convênio com uma clínica psicológica do município. Com a medida, o custo da consulta é partilhado com a empresa e o funcionário desembolsa R$ 18 por sessão.
A desenvolvedora de softwares de gestão para planos de saúde tem 180 colaboradores e acredita que essa é uma maneira de proporcionar mais qualidade de vida aos profissionais. “O propósito da empresa é transformar a saúde no país, mas para isso precisamos começar dentro de casa.
Dividir o custo de uma sessão é uma medida paliativa, mas que pode incentivar que mais pessoas busquem atendimento psicológico, e isso é fundamental para evitar o aparecimento e agravamento de doenças”, destaca o CEO da Zitrus, Daniel Torres.
Saúde mental dos colaboradores: mentalidade People First garante melhores resultados para a empresa
O foco nas pessoas também é um dos pilares da Involves, retail tech que desenvolve soluções para indústria e varejo, e tem uma série de programas para promover um ambiente de trabalho saudável. “Na Involves, nosso objetivo é que as pessoas estejam bem, e assim possam entregar os melhores resultados. Para isso, sabemos que é preciso pensar em saúde física, mental, emocional e financeira”, explica a diretora de Pessoas da Involves, Thuany Schultz.
Saúde mental dos colaboradores: Projeto Jornada do Bem-Estar
A empresa conta com o Projeto Jornada do Bem-Estar, iniciativa contínua para garantir um ambiente de trabalho seguro e acolhedor. Entre as ações do projeto estão a parceria com uma clínica que oferece atendimento psicológico e outras terapias, como acupuntura e terapia holística, com valores reduzidos para colaboradores e familiares.
Pesquisa de clima contínua ajuda a monitorar saúde emocional dos trabalhadores
Além da parceria com convênios médicos com possibilidade de teleconsulta com psicólogos particulares, a Pulses, empresa que tem soluções de clima organizacional medidos de forma contínua, criou a Pesquisa de Bem-Estar Emocional, para mensurar e acompanhar a saúde mental de seus colaboradores.
Saúde mental dos colaboradores: os temas da ferramenta
A ferramenta é dividida em dois temas: “medo e preocupação”, que investiga indícios de fatores que podem estar associados à ansiedade (como falta de concentração, preocupações e perspectivas de futuro), e “exaustão emocional”, que investiga possíveis causas de burnout (como sentimentos de frustração, falta de disposição e necessidade de valorização).
O estudo, que foi construído em parceria com a Vittude, está disponível gratuitamente para outras empresas, e ajuda os gestores a investigar melhor as causas da ansiedade e da exaustão emocional na equipe.
Saúde mental dos colaboradores: os resultados
A partir dos resultados, é possível criar planos de ação para promover melhorias no ambiente organizacional.
Na própria Pulses, por exemplo, já está sendo montado um programa para focar nas principais questões trazidas pelos colaboradores, priorizando a saúde mental, física e financeira do time. “Trabalhar o bem-estar é sinônimo de cuidado com a sua equipe.
Ao realizar ações a partir das informações obtidas nas pesquisas contínuas, a empresa demonstra que possui um olhar cauteloso e um interesse genuíno pelo seu time. Além disso, sem saúde mental nenhum colaborador tem produtividade ou motivação para trabalhar, e o sucesso de uma organização está diretamente ligado a esses fatores”, comenta Daliane Felin, coordenadora de Gente & Cultura da Pulses.
Leia também – Metade da população brasileira diz que sua saúde mental piorou desde o início da pandemia, aponta pesquisa.
O PraCarreiras e a mentoria de carreiras
O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.
Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.