TelComp abre inscrições: treinamento será ministrado por profissionais renomados com sólida atuação na área de segurança.
Dando continuidade ao seu projeto de oferecer cursos de formação sobre temas importantes para o setor de telecomunicações, a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp) abre inscrições para o curso Segurança do Trabalho em Infraestrutura de Telecomunicações. O treinamento foi idealizado em parceria com os engenheiros Aguinaldo Bizzo, Gianfranco Pampalon e Marcius Vitale, com expertise em Segurança do Trabalho.
O engenheiro Marcius Vitale além de especialista em infraestrutura de telecomunicações, tem se dedicado aos estudos de medidas que possam minimizar acidentes em serviços de implantação e manutenção de redes aéreas e subterrâneas de telefonia no Brasil. Já os engenheiros Aguinaldo Bizzo e Gianfranco Pampalon participam ativamente dos trabalhos de revisão das Normas Regulamentadoras em Segurança em Instalações em Eletricidade (NR-10), em Saúde e Segurança nos Trabalhos em Ambientes Confinados (NR-33) e Trabalho em Altura (NR-35).
Segundo dados do Ministério do Trabalho, o Brasil registrou, somente em 2022, 673 mil ocorrências relacionadas a acidentes de trabalho. Desse total, aproximadamente um terço exigiu tratamento das pessoas por um período superior a 15 dias. Além disso, foram contabilizados 2.500 óbitos.
Os números evidenciam o óbvio: que a segurança no trabalho é um assunto que deve ser tratado de acordo com a relevância que possui, não apenas para as empresas e para a saúde dos trabalhadores, como também para a sociedade em geral, incluindo os cofres públicos. Um levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apurou que foram registrados 5,6 milhões de doenças e acidentes de trabalho no Brasil de 2013 a 2021, o que levou a um gasto previdenciário superior a 100 bilhões de reais, somente com despesas decorrentes de acidentes; além da perda acumulada de 430 milhões de dias de trabalho.
Vitale, um dos professores do curso, enfatiza que a privatização do setor de telecomunicações e a maior demanda por conectividade foram fatores que exigiram maior compartilhamento de redes nos postes. “Há um número exacerbado de empresas compartilhando postes com proximidade muito grande com a estrutura de distribuição de energia. Isso geralmente acontece sem treinamento adequado ou fiscalização, o que tem colocado muitos colaboradores das empresas de telecomunicações em risco”, afirma.
Portanto, este curso é destinado a Dirigentes e Gestores, justamente para que conheçam as normas de segurança e tenham capacidade para implantar o Programa de Gerenciamento de Riscos nas empresas nas quais atuam.
“Os técnicos de telecomunicações atuam diretamente em redes compartilhadas com as distribuidoras de energia, em ambientes confinados ou em altura, todas as características demandam procedimentos específicos. Muitos trabalhadores vão a campo sem as noções básicas de segurança, desconhecendo o real perigo e riscos intrínsecos a esses cenários típicos de trabalhos em proximidade de redes de distribuição de energia elétrica”.
“Começar o curso pelos tomadores de decisão visa fazer com que conheçam as normas de segurança e tenham melhores subsídios para criar e implantar programas de gerenciamento de riscos que garantam a saúde e segurança dos funcionários e da própria empresa, já que um acidente de trabalho, além do impacto social, demanda responsabilização civil, criminal e trabalhista”, defende Bizzo.
TelComp abre inscrições: excelência sobre serviços prestados
Segundo o Presidente Executivo da TelComp, Luiz Henrique Barbosa da Silva, o curso foi idealizado com o objetivo de colocar as Associadas em contato com as melhores práticas em saúde e segurança do trabalho no setor, “garantindo excelência sobre os serviços prestados, e compromisso efetivo com os colaboradores que atuam em campo e que estão mais vulneráveis aos perigos que são inerentes a própria atividade que executam”.
O curso é exclusivo para os colaboradores das Associadas da TelComp e entidades parceiras que prestam serviços de campo em telecomunicações. As aulas serão on-line, às segundas-feiras, e terão início em 31 de julho, das 18h30 às 22 horas.
Para inscrições e mais informações, entre em contato pelo e-mail telcomp@telcomp.org.br
O treinamento se desenvolverá em quatro módulos, abrangendo os principais temas em segurança do trabalho:
MÓDULO I – (31/07) – Diagnóstico do setor de telecom resultado da fiscalização do MTP e Engenharia de Segurança na Infraestrutura de Telecomunicações nas últimas décadas até os dias atuais
MÓDULO II – (14/08) – Gestão de Perigos e Riscos nas Atividades de Telecom
MÓDULO III – (21/08) – Gestão de Perigos e Riscos Elétricos em atividades de telefonia e TV a cabo com Compartilhamento de Infraestruturas do Sistema Elétrico de Potência
MÓDULO IV – (28/08) – Mesa Redonda com a participação dos três instrutores para discussão dos temas apresentados e elucidação de perguntas.
Sobre a TelComp
Fundada em janeiro de 2000, a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp) reúne mais de 70 operadoras de telecomunicações e atua para promover a competição como alavanca para o desenvolvimento do setor. Entidade plural que representa os interesses de operadoras de telefonia fixa e móvel; banda larga e acesso à internet; TV por assinatura; data centers e serviços corporativos, a TelComp representa suas Associadas perante os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e, em especial, junto à Anatel, assim como Ministérios, Congresso, Governos Estaduais e Municipais, Tribunal de Contas da União e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
PraCarreiras e a mentoria de carreira
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!