Trabalhadores negros ganham até 30% a menos do que brancos

Trabalhadores negros

Levantamento realizado pela Catho mostra que a disparidade salarial entre brancos e negros ainda é destoante em todos os níveis hierárquicos e de escolaridade.

A mobilização crescente no Brasil e no mundo acerca de pautas relacionadas a discriminação contra negros ainda não é suficiente para diminuir a desigualdade de oportunidades e de salários entre brancos e negros. É o que aponta levantamento da Catho com mais de 10 mil profissionais respondentes por todo o país.

Segundo os dados da Catho, os trabalhadores negros em todos os níveis hierárquicos recebem menos que os brancos. Em cargos de diretoria ganham, em média, 30% a menos e a desigualdade segue em todos outros níveis de atuação, como coordenador (-22%), especialista graduado (-13%), analista (-10%), especialista técnico (-10%), assistente (-4%) e operacional (-5%).

“O levantamento é mais uma constatação de que a descriminação racial está presente em todos âmbitos da sociedade, inclusive, no mercado de trabalho”, destaca a gerente sênior da Catho, Bianca Machado.

Trabalhadores negros: Mesmo com qualificação, profissionais negros recebem menos

A pesquisa da Catho ainda mostra que a igualdade salarial entre brancos e negros ainda está longe de existir quando levamos em conta os níveis de escolaridade. Profissionais negros recebem menos mesmo com doutorado (-15%), mestrado (-23%) e MBA (-23%) e em todos os outros graus.

“Os negros não apenas são os que ganham menos em níveis hierárquicos e de escolaridade, mas também são os que mais enfrentam dificuldades para encontrar empregos, de acordo com o último levantamento do Pnad Continua, e todos esses dados têm origem no racismo”, finaliza a gerente sênior da Catho, Bianca Machado.

Trabalhadores negros: Sobre a Catho

Com tecnologia de ponta, a Catho, empresa com mais de 700 colaboradores no Brasil, tem como missão mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e carreira. Na empresa, diversidade e inclusão também são estimuladas e vivenciadas de verdade.

Por isso, com o propósito de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, desde 2016, a Catho concede gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência, com laudo, e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas.

A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália. A Seek está presente na Bolsa de Valores da Austrália, além de atuar em países como China, Índia, México, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Hong Kong e Singapura.

Trabalhadores negros: Equidade racial

Após um ano de ampliação do seu quadro de colaboradores negros, empresa anuncia novas metas para ampliar representatividade para todos os níveis internos.

Neste 20 de novembro, em que o Dia da Consciência Negra nos convida a refletir sobre a longa jornada na busca pela equidade racial, o Grupo Boticário divulga suas conquistas em 2020 e seus compromissos com a sociedade pela transformação do futuro da beleza.

Desde 2019, quando a empresa ampliou sua atuação na área de Diversidade, Inclusão e Equidade, foram realizadas uma série de inciativas que reforçaram o comprometimento em democratizar acesso a oportunidades profissionais para um público mais diverso, representatividade diálogo em sua comunicação, além da ampliação de portfólio para atender a todas as raças e etnias.

“Praticando a célebre frase de uma das principais vozes antirracistas da atualidade, a executiva Vernã Myers, em 2019, o Grupo Boticário convidou a diversidade para a festa quando oficializou a área especialista dentro da sua estrutura corporativa, mapeou e priorizou as dimensões de raça e etnia, gênero, gerações, LGBTI+ e das pessoas com deficiência, além ter realizado a 1ª edição da semana da diversidade, anunciando grupos de afinidade para cada uma dessas 5 dimensões.

E, agora, em 2020, foi o momento de convidar todes para dançar e (por que não?), cantar junto com a gente nesse coro que precisa se fazer ouvir mais do que nunca.

Por isso, estamos usando nossa posição de uma das maiores varejistas e anunciantes do Brasil para amplificar, estimular e nos comprometermos com metas objetivas em prol das dimensões que priorizamos no GB”, detalha Sandro Bassili, vice-presidente de Pessoas e Assuntos Institucionais do Grupo Boticário.

Leia a matéria completa e entenda melhor.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui