Experiências artesanais ajudam a lidar com ansiedade e depressão

Trabalhos artesanais

Nascida durante a pandemia, Made by You, marca de kits handmade, acompanha o aumento da procura por tricô e crochê para ajudar a manter a mente saudável.

O isolamento social, a preocupação constante com os cuidados com a saúde, a mudança brusca de rotinas, vivenciar o luto, a instabilidade financeira e o medo de perder o emprego, além de diversos estímulos negativos a que somos expostos diariamente, refletem diretamente na saúde mental. 

Esse é um cenário que faz parte do dia a dia de pessoas do mundo inteiro nos últimos meses. Tudo isso, somado à falta de perspectiva, insegurança e angústia quanto ao futuro, tem despertado e intensificado quadros de ansiedade, estresse e depressão.

Trabalhos artesanais: Para amenizar a atuação

Para amenizar essa situação e trazer alívio e bem-estar, algumas atividades estão sendo aprendidas e resgatadas, especialmente por jovens. E uma delas está em nossas mãos: os trabalhos manuais.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros afirmaram que o seu bem-estar piorou um pouco no último ano. Já a pesquisa feita pela Universidade de Ohio (EUA), em março de 2021, mostra que o Brasil lidera os índices de ansiedade e depressão durante a pandemia. 

Por isso, mudar hábitos e descobrir novos prazeres podem trazer efeitos positivos e ser um alento em tempos difíceis. As atividades manuais foram a escolha de muitas pessoas como uma forma de terapia, distração e ocupação, e também de incremento de renda.

Trabalhos artesanais: Uma atividade que contribui com a calma

O artesanato é uma atividade que contribui muito no processo para manter a calma, a concentração, aliviar o estresse e a ansiedade, além de ajudar a focar em algo produtivo e que traz a satisfação de tecer uma peça que você poderá usar, presentear ou doar para alguém.

“Os benefícios das atividades artísticas são amplamente conhecidos na área médica e indicados também como uma ferramenta de terapia ocupacional. Os trabalhos manuais estimulam nosso cérebro nas áreas da imaginação, criatividade, memória, atenção e coordenação, influenciando também no aumento da sensação de bem-estar e resiliência. Alguns estudos indicam, ainda, redução no risco de doenças demenciais em quem realiza estas atividades regularmente como, por exemplo, o Alzheimer”, explica a psiquiatra Gabriela Bardini.

Segundo a médica, durante o isolamento social tendemos a ter dificuldade em estabelecer uma rotina habitual, implicando em maior ociosidade, alimentação de pior qualidade, inversão do padrão do sono, muito tempo conectado na internet e celular ou, até mesmo, nos afazeres domésticos. 

Trabalhos artesanais: Ajuda no humor

Todos estes aspectos influenciam diretamente no nosso humor e aumentam a ansiedade. “Se a pessoa consegue se dedicar em algum momento do dia para o artesanato, ela estaria se dedicando a algo que estimula o seu cérebro a uma atividade prazerosa, aumentando assim a sensação de satisfação pessoal e redução do estresse”, esclarece a psiquiatra.

A Made by You, que comercializa kits handmade de tricô e crochê, nasceu durante a pandemia e acompanhou todo esse crescimento e interesse pelo feito à mão. “Com a pandemia, o boom do artesanato ocorreu também pela combinação de pessoas com mais tempo para se dedicar a aprender uma nova habilidade, juntamente com os efeitos calmantes e terapêuticos comprovados que as artes manuais oferecem. Viver uma hora de uma atividade analógica pode ser parecido com o reiniciar”, comenta Andreia Camilo, do Marketing da Made by You.

Trabalhos artesanais:  Venda via e-commerce

A marca, que comercializa seus produtos via e-commerce próprio, oferece kits compostos por itens e todas as instruções (descritas em caderno de receita e em vídeo) para o desenvolvimento de peças de moda, decoração e acessórios, como blusas, vestidos, cachecóis, bolsas, enfeites, entre outros. 

A empresa segue uma média de um crescimento 40% ao mês desde o lançamento, em junho de 2020. “Nascemos justamente com o propósito de ajudar as pessoas a desacelerar e buscar a felicidade no momento presente. 

Acreditamos no artesanal como um ritual de autoconhecimento e bem-estar, e queremos que as pessoas compartilhem deste nosso sentimento, que possam usar o trabalho manual para passar os dias de forma mais leve e tranquila”, completa Andreia.

Trabalhos artesanais:  O que a empresa busca

A Made by You busca dar mais força às experiências artesanais como uma fonte de reconexão interior e bem-estar. Por isso, incentiva diversas formas para promover esse autocuidado e manter a mente saudável. 

“Queremos estimular uma experiência completa, desde os kits handmade para que a pessoa possa se desafiar e se concentrar em produzir ela mesmo uma peça, livros relacionados a esse universo e que são uma excelente fonte de inspiração e cerâmicas artesanais, com utensílios que servem para guardar novelos e também para tomar um chá durante o tricô ou crochê”, explica Andreia.

No https://www.madebyyoustore.com/ você encontra os kits disponíveis para confecção de acessórios, peças de roupa e decoração, além de conteúdos que fortalecem essa busca por uma vida mais leve, consciente e sustentável.

Leia também – O poder do autoconhecimento.

Confira a página do LinkedIn do PraCarreiras – https://www.linkedin.com/company/pracarreiras/?viewAsMember=true

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui