Veja 5 motivos para ter pessoas diferentes de você na sua equipe

pessoas diferentes

Especialista em gestão de pessoas do CEBRAC dá dicas para trabalhar as personalidades dos colaboradores.

Uma equipe homogênea parece ser a melhor solução quando falamos em trabalho em equipe. Porém, uma pesquisa realizada pela ASTD Workforce Development, em parceria com a VitalSmarts, apontou que um entre cada três funcionários confessa que gasta por volta de 5 horas de trabalho envolvido em problemas com conflito de gerações. O número representa 12% de queda de rendimento.

Com o isolamento social e o home office, as relações pessoais foram drasticamente alteradas, muitos gestores viram as equipes se desgastarem nesse momento de pandemia.

“Estar distante geograficamente, alterar a rotina, viver com angústia e ter dificuldade em ver o progresso do trabalho foram sensações reportadas por muitos de meus colaboradores, e como gestor tivemos que trabalhar muito nossa resiliência e nossa inteligência emocional”. Relata Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Institucionais do CEBRAC .

A rede tem mais de 80 escolas espalhadas pelo país e também precisou modificar a forma de trabalhar nesse momento desafiador. Para Rogério Silva, CEO do CEBRAC, “coordenar diferentes tipos de personalidades e obter o melhor de cada um sempre fez parte de nossa trajetória ao longo de mais de 26 anos, o Cebrac transmite também este espírito aos alunos”, enfatiza.

Pensando em suas vivências, o Diretor de Relações Institucionais, Jefferson Vendrametto, e o CEO da rede, Rogério Silva, juntaram esforços e fizeram uma lista com 5 dicas para trabalhar com diferentes personalidades em sua equipe.

Pessoas diferentes: Comunicação

A comunicação é um ponto fundamental para termos um bom relacionamento com nossos colaboradores, devemos ser claros e manter a assertividade. Compartilhar as informações de forma clara e sucinta, além de incentivar seus colaboradores a fazerem o mesmo, facilita a compreensão da equipe.

Se precisar, repita até o colaborador compreender a informação. Escutar também é importante para entender os pontos a melhorar.

Pessoas diferentes: Inteligência Emocional

Ter maturidade é algo que adquirimos em nossas vidas. Já a inteligência emocional diz sobre como nos comportamos diante das situações que envolvem o ambiente de trabalho.

Gerenciar os próprios sentimentos, pensamentos e emoções, prestar atenção nas reações dos colaboradores de acordo com as situações e se posicionar de forma empática, justa e solidária é essencial.

Pessoas diferentes: Comprometimento

Comprometimento é o alinhamento entre pensamentos, ações, sentimentos e comportamentos. A responsabilidade anda de mãos dadas com o comprometimento.

Uma pessoa comprometida dificilmente terá atitudes irresponsáveis. Acreditar nos objetivos da equipe é um fator determinante para a pessoa se sentir mais comprometida.

Pessoas diferentes: Sociabilidade

Sociabilidade é a capacidade de se integrar e de se adaptar em novos grupos.

Manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho depende de atitudes positivas. Também é preciso ser flexível e possuir um genuíno interesse em melhorar a qualidade dos seus relacionamentos.

Pessoas diferentes: Empatia

De forma simples, empatia é a capacidade de compreender as reações emocionais e sentimentais das outras pessoas. O desenvolvimento desta competência em uma equipe é capaz de gerar relações de confiança nas organizações.

Pessoas diferentes: Sobre o CEBRAC

Centro Brasileiro de Cursos – possui 26 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de sua metodologia própria e inovadora, ao qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo.

O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos. A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula.

Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising. São 86 unidades, presentes nas 5 regiões do país, para localizar um CEBRAC próximo a você, acesse: http://www.cebrac.com.br.

Leia também – Newa cita as cinco habilidades necessárias aos líderes do futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui