Google search engine
InícioMercado de TrabalhoVolta ao trabalho presencial: em home office há quase dois anos, trabalhadores...

Volta ao trabalho presencial: em home office há quase dois anos, trabalhadores precisam mudar suas rotinas novamente

Empresas com modelo 100% home office percebem aumento de interesse em suas vagas, mas a volta ao trabalho presencial é certeza.

Com mais da metade (56,6%) dos brasileiros totalmente imunizados e a flexibilização dos protocolos de prevenção à Covid-19, aumenta o número de empresas que já retomaram ou planejam retomar ainda em 2021 o trabalho presencial ou híbrido, e funcionários precisam adaptar suas vidas novamente.

Quase dois anos após terem se adequado ao home office, a passar mais tempo com a família, acompanhar de perto a educação dos filhos, fazer atividades de bem-estar em horários em que estariam no trânsito e poder morar fora da cidade grande, significativa parcela não quer voltar ao modelo anterior à pandemia e afirma interesse em buscar outro emprego caso precise voltar ao presencial.

Volta ao trabalho: a pesquisa

É o que mostra pesquisa da consultoria de RH Robert Half: somente entre as mulheres entrevistadas, 44% disseram que procurariam outro emprego se o home office fosse encerrado; 31% dos homens fariam igual. Mesmo entre os que não deixariam a empresa por este motivo, o trabalho remoto continua sendo o regime favorito: 63,8% preferem trabalhar mais dias em casa do que no escritório.

Do outro lado, empresas que adotaram definitivamente o trabalho remoto percebem esse movimento pelo aumento do interesse por suas vagas.

Fred Amaral, co-fundador da Dock, empresa de tecnologia para serviços financeiros que implementou o modelo anywhere office – que permite trabalhar de qualquer lugar do mundo – para seus mais de 2 mil funcionários, recebeu abordagens recentes de pessoas interessadas em trabalhar na Dock, justificando o interesse por não quererem voltar ao escritório.

Volta ao trabalho: personagens

Fred Amaral, co-founder da Dock, que mora no interior de Minas Gerais, no sossego de uma cidade de aproximadamente 10 mil habitantes. Post no Linkedin do Fred sobre o Anywhere Office.

Antonio Soares, CEO da Dock, que mora na praia, e sentiu a mudança na qualidade de vida, por exemplo, trocando as noites de vinho em SP por caminhadas na praia no fim da tarde.

Camila Shimada, Head of People Experience da Dock, que graças ao trabalho remoto conseguiu matricular os filhos Joaquim (5 anos) e Lígia (3 anos) em uma “escola fazenda”, que fica próxima à natureza, mas longe de sua casa. Com o anywhere office, hoje ela trabalha de um coworking que a escola disponibiliza enquanto espera os filhos saírem. Se não fosse pelo modelo, teria que mudar os filhos de escola e não poderia mais vivenciar de perto a sua educação. Post dela no Linkedin falando sobre o assunto. “Vivencio de muito perto a educação dos meus filhos. Outras mães e pais também trabalham do espaço. O anywhere office possibilita para mim equilibrar de forma muito balanceada meus papéis de mãe e de profissional. Consigo adequar minha agenda, minha logística, ficar próxima dos meus filhos e das suas rotinas.”

Auziane Moraes, Product Portfolio na Dock, que mora em Itacaré, na Bahia, e surfa todos os dias antes de sua primeira reunião, às 9h. Post da Auziane no Linkedin sobre Anywhere Office.

Volta ao trabalho: mais números

Pesquisa da It’s Seg mostra que 62% das companhias pretendem que seus colaboradores voltem ao trabalho presencial ainda neste ano. Mas uma minoria deseja retornar ao modelo 100% presencial: apenas 16%, segundo pesquisa da Adecco.

Uma pesquisa da Korn Ferry, empresa global de consultoria organizacional, aponta que 70% dos profissionais dizem que trabalhar remotamente é o novo normal e que retornar à rotina do escritório será “difícil” e “estranho”. Mais da metade (55%) diz que a ideia de voltar ao escritório em vez de trabalhar em casa os deixa estressados. Quase três quartos (74%) dos entrevistados dizem que têm mais energia e foco quando trabalham em casa em vez do escritório, e quase metade (49%) diz que recusaria uma oferta de emprego se fosse obrigada a trabalhar do escritório em tempo integral.

Volta ao trabalho: sobre a Dock

A Dock é uma das líderes na América Latina em tecnologia para serviços financeiros e a primeira em Banking as a Service na América Latina. Atualmente, viabiliza mais de 160 milhões de contas e processa mais de 50 bilhões de dólares em pagamentos anualmente. A companhia agrega inovação e escalabilidade aos negócios de seus clientes, reunindo Emissão de Cartões, Digital Banking e Soluções de Adquirência em uma plataforma única, além de Soluções de Risco & Compliance.

As soluções da Dock facilitam processos que aceleram a capacidade de empresas criarem serviços de meios de pagamento e de digital banking. O resultado é um leque amplo de produtos inovadores, maior acesso de consumidores a serviços financeiros e uma melhor jornada do cliente final.

Ainda, a plataforma em nuvem da Dock reduz o encargo operacional e regulatório de seus clientes, ao mesmo tempo que oferece ferramentas valiosas ao negócio por meio de seu ecossistema de parceiros. A intenção é reduzir o time-to-market dos seus clientes.

Leia também – Especialistas discutem as competências profissionais da transformação digital.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras