Google search engine
InícioMercado de Trabalho6 habilidades para conquistar e manter um emprego hoje

6 habilidades para conquistar e manter um emprego hoje

Muito além da capacitação técnica, os aspectos comportamentais são destaque da empregabilidade no Brasil em todas as áreas.

A tecnologia pode ser uma importante aliada da escalada profissional. Intensificar os investimentos em especialização na área tem sido o caminho sugerido por muitas empresas para contornar as ameaças de um mercado que tem registrado índices recordes de desemprego.

Porém, se tais investimentos forem feitos de forma isolada, sem que haja também um desenvolvimento de atributos comportamentais, o resultado certamente não será o esperado.

Para atender esse novo momento e o processo de recrutamento do líder para o futuro com uma cultura digital, a FIND HR incorporou novas técnicas, com destaque para a ferramenta de análise comportamental Learning Agility.

“Os líderes da atualidade devem perseguir a habilidade e vontade de aprender rapidamente, e aplicar esse aprendizado para performar com sucesso em novos papéis de liderança.” Diz Fabio Gabbay, sócio fundador.

A seguir alguns dos aprendizados da FIND HR ao longo dessa jornada de décadas acompanhando a evolução das pessoas e das empresas, em especial no cenário recente, para uns; oportunidade, para outros; um caos.

Empregabilidade no Brasil: Passo 1 – Adaptabilidade e flexibilidade

A nova economia e a necessidade de agilidade para a tomada de decisão exigem colaboradores mais confiantes, flexíveis e autônomos, adaptáveis, portanto, às novas formas de trabalho.

Empregabilidade no Brasil: Passo 2 – Aprendizado contínuo e apetite insaciável por mudança e inovação

O cenário atual é de um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo). Profissionais e empresas devem focar em um aprendizado contínuo pautado pela inovação, cientes de que a única constante é a mudança e estabelecer prontamente um mindset digital.

Empregabilidade no Brasil: Passo 3 – Comunicação e empatia

A recomendação é batida, mas especialmente em momentos de crise, um líder precisa se comunicar com eficiência e ter a empatia pelo seu time e por seu cliente.

É fundamental que esteja estar aberto ao novo, às novas pessoas, aos novos negócios e às novas formas de se fazer a mesma coisa.

Empregabilidade no Brasil: Passo 4 – Motivação e Propósito

A pandemia trouxe à tona um cenário inédito que evidenciou muitas ineficiências nas empresas. O sentimento de falta de pertencimento dos colaboradores e desengajamento entre as pessoas e empresas se manifestou de forma muito clara durante esse período de distanciamento.

Por isso, para o colaborador é preciso ter um propósito alinhado com a empresa, mantendo-se altamente motivado e, consequentemente, incrementar sua proposição de valor em um ambiente cada vez mais colaborativo.

Empregabilidade no Brasil: Passo 5 – Pensamento global e Atenção ao entorno

Líderes de sucesso pensam global. O que acontece do outro lado do mundo pode impactar diretamente os negócios da empresa e as ameaças de concorrência surgem de setores similares e adjacentes.

Vivemos uma era de interconexão e queda de fronteiras em que a reflexão sobre o ecossistema ao redor deve ser prática diária de todo e qualquer líder estratégico.

Empregabilidade no Brasil: Passo 6 – Autoavaliação e feedback

A carreira é um trabalho constante de autoconhecimento. Quanto mais o profissional investir em sua autoavaliação sincera e souber claramente onde irá empregar mais valor no mercado.

Mais consciência terá sobre os seus pontos fortes e fraquezas, o que acarretará uma maior predisposição positiva ao feedback, e consequentemente uma carreira mais saudável e exponencial.

Empregabilidade no Brasil: SOBRE A FIND HR

https://www.findhr.com.br/

FIND HR é uma empresa pioneira na atração e desenvolvimento de executivos com DNA digital.

Com um mindset atual e impulsionados por mais de 15 anos de carreira de seus sócios no mercado de Tecnologia, a FIND tem como foco apoiar tanto empresas que clamam por uma transformação quanto clientes que são nativos digitais a partir de um portfólio de soluções de capital humano que visa atrair e desenvolver executivos com DNA digital.

Empregabilidade no Brasil: Porta-Voz da FIND HR

Fabio Gabbay, Sócio Fundador

MBA executivo em Gestão Estratégica e TI pela FGV em 2010 e graduado em Engenharia da Computação pela FEI em 2005, atua há 11 anos no mercado de R&S de TI.

Antes da abertura da FIND HR em 2016, teve papel chave como Head de Divisão de TI em players de renome de R&S, além de deter experiência de campo como Especialista de TI e Arquiteto de Soluções em companhias consolidadas nos mercados de pagamentos digitais e tecnologia.

Leia também – Mais de 1 milhão de brasileiros fizeram cursos online durante a pandemia.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras