Empresas substituem volta ao trabalho presencial por flexibilidade

volta ao trabalho presencial

Após a necessidade de adaptação ao home office por conta do isolamento social para conter a disseminação da Covid-19.

Cada vez mais empresas consideram manter a modalidade de trabalho remoto mesmo após os índices epidemiológicos começarem a ser controlados.

Gigantes de diferentes segmentos, Google, BMG, Roche e Nestlé são alguns dos nomes que já manifestaram interesse em criar um formato híbrido, incentivando a flexibilidade no ambiente corporativo.

A pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), que integra o Prêmio Lugares Incríveis Para Trabalhar, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com o portal UOL, revelou que, antes da pandemia da Covid-19, apenas 7% do total de 150 mil funcionários entrevistados atuavam em home office, de forma integral ou parcial, no Brasil. Em números, o percentual corresponde a 10.500 pessoas.

Volta ao trabalho presencial: A identificação dos diagnósticos

Com a identificação dos diagnósticos da doença no país, no ano passado, 90% das 213 empresas onde os questionários foram aplicados passaram a oferecer a modalidade aos trabalhadores. Agora, boa parte delas estuda a possibilidade de manter o trabalho à distância. Para os gestores, a pandemia ajudou a acelerar e consolidar o modelo remoto.

A proposta é bem aceita pelos funcionários. Ainda de acordo com o estudo, 91% dos profissionais avaliaram a experiência do home office nesse período como ótima ou boa.

Volta ao trabalho presencial: Sistema híbrido

Outra pesquisa, realizada pela consultoria KPMG, mostrou que o sistema híbrido – que mescla alguns dias de trabalho presencial e outros à distância – será adotado pela maioria das empresas mesmo após o controle da Covid-19 no Brasil. O estudo ouviu 361 executivos de todo o país e 87,3% deles confirmaram o interesse nesse formato.

O incentivo à flexibilidade assegura várias vantagens. Para as empresas, a principal delas é a redução de custos com água, luz, equipamentos, aluguel e manutenção da sede. Também há a otimização do tempo, já que os colaboradores não precisam se deslocar todos os dias. Outros reflexos são a menor rotatividade e a maior produtividade da equipe.

Volta ao trabalho presencial: A vantagem de trabalhar em casa

Para os funcionários, trabalhar em casa também é vantajoso. A modalidade oferece mais comodidade, praticidade, melhor gestão do tempo e qualidade de vida.

Em contrapartida, também há os cuidados específicos para quem opta por esse modelo de trabalho. As empresas precisam adaptar a rotina, as ferramentas e os processos a este formato. Nesse sentido, é fundamental investir em tecnologia, acessibilidade e benefícios flexíveis que acompanhem a proposta de flexibilidade.

Já os funcionários devem manter a disciplina, o compromisso e a responsabilidade com o cumprimento de tarefas e a participação nas atividades.

Volta ao trabalho presencial: De olho no futuro

Inicialmente, o Google planejava que a volta presencial dos funcionários ocorresse em setembro deste ano. No entanto, em maio, a empresa informou que permitirá aos funcionários escolherem entre a modalidade presencial ou remota. O CEO Sundar Pichai declarou que a expectativa é que 20% da força de trabalho siga em home office permanente.

A iniciativa do Google foi elogiada pelo colunista do Inc, Jason Aten, que afirmou que diferente de muitas empresas que querem descobrir como voltar ao período antes da Covid-19, o Google está olhando para o futuro.

Leia também – Mudar de área dentro da mesma empresa é mais prioridade após Covid-19, aponta relatório do LinkedIn.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui