O currículo é o primeiro passo, deve ser atrativo, atual e conter qualificações que ganharam maior relevância nos dias de hoje, especialista fala o que não pode faltar no currículo.
A área de recursos humanos das empresas vem passando por mudanças e os candidatos às vagas de emprego também precisam se adaptar ao “novo normal”.
O economista especialista em capital humano e empregabilidade, Rogerio Bragherolli, aponta características cruciais para a elaboração de um currículo que se encaixe no “novo momento”, além das características básicas de um currículo convencional, como educação, experiência profissional, realizações, faz-se necessário adicionar o seguinte:
O que não pode faltar no currículo: Dica 1.
Destaque as habilidades com tecnologia e softwares digitais logo no topo da apresentação profissional. O modelo de trabalho remoto e as qualificações ligadas ao mundo virtual vêm se consolidando, sendo parâmetros de diferenciais.
O que não pode faltar no currículo: Dica 2.
Priorize informações relacionadas à possibilidade de home office. Flexibilidade hoje é de suma importância. Há muitas empresas buscando por esses profissionais para prestação de serviço de casa.
O que não pode faltar no currículo: Dica 3.
Ter um espaço dedicado, computador, internet e expertise neste formato será um critério fundamental para o recrutador dessa vaga em específico.
O que não pode faltar no currículo: Dica 4.
Crie um currículo digital com no máximo duas folhas, com linguagem simples e leitura amigável, com layout profissional e convidativo. Como? Bom espaçamento entre linhas, destaques em negrito somente para as informações que devem ser ressaltadas, poucos sublinhados para não poluir.
O que não pode faltar no currículo: Dica 5.
Inclua o endereço do Linkedin e outras redes sociais que possam contribuir com sua imagem pessoal e profissional. Por isso, é fundamental que as informações estejam alinhadas com o currículo.
Bragherolli alerta, ainda, para os candidatos terem cuidado com o que falam nas mídias sociais. Independentemente de sinalizarem no currículo, o recrutador certamente irá recorrer à internet para obter mais informações, principalmente sobre comportamento. Atualmente, as redes sociais são filtros importantes. “Então, evite comentários religiosos, políticos, assuntos polêmicos que possam desviar a atenção da empresa interessada em você e levar ao questionamento de postura. Um comentário despretensioso pode se tornar agressivo ou não agradar justamente o profissional que está te avaliando”, complementa o especialista em empregabilidade.
O que não pode faltar no currículo: Sobre Rogerio Bragherolli
Com know-how de 35 anos em cargos de liderança no mercado corporativo, Rogerio Bragherolli atuou nos últimos anos como diretor sênior e vice-presidente de RH em multinacionais e tornou-se uma notoriedade em estratégias relacionadas a employee experience, gestão de pessoas e carreiras. Em sua trajetória, contabiliza mais de 2 mil entrevistados dos mais diversos perfis e para diferentes cargos de atuação.
Como RH estratégico, Bragherolli desenvolveu trabalhos inovadores em design organizacional, planejamento da força de trabalho (WFP), inovação do modelo de trabalho (Workplace Innovation) e experiência do colaborador (EX). Liderou com êxito projetos de melhores empresas para se trabalhar e transformou o RH convencional de custo em RH estratégico gerador de valor.
Atualmente, o especialista em empregabilidade se dedica a duas metodologias criadas a partir de sua expertise e baseadas em estudos pelo Brasil e exterior. Uma delas, chamada Saindo da Média, visa auxiliar a empregabilidade desde o estudante na Universidade, pessoas que buscam por trabalho, recolocação profissional etc, até o executivo no mundo corporativo. E a segunda metodologia está relacionada à otimização do capital humano como diferencial competitivo nas organizações.
Bragherolli é formado em Engenharia Mecânica pela FEI, Economia pela FEA-USP, fez MBA em RH na FGV, especialização em Marketing na Insead – França. Além de ser professor de MBA e ter sido membro do Comitê Global de RH de uma das maiores multinacionais de serviços do mundo.
Rogerio Bragherolli
Instagram, Facebook e Linkedin: @rogeriobragherolli
Site: www.saindodamedia.com.br.
Leia também – Currículo digital: o que é mais relevante apresentar ao recrutador.