Não é nenhuma novidade que estamos trabalhando cada vez mais. Porém, é fato que isso não significa que estamos sendo verdadeiramente produtivos e alcançando nossos objetivos. Por isso, é essencial criar uma rotina de trabalho saudável.

Mesmo que você não esteja trabalhando (e nós já comentamos por aqui o que fazer quando você está desempregado), é importante estabelecer uma rotina. Isso é o que vai manter a sua vida funcional e, ainda, ajudar você a chegar onde você quer chegar.

Para isso, separamos algumas dicas de como tornar o seu trabalho mais saudável e orientado segundo as suas metas. 

1.Para ter uma rotina de trabalho saudável, adquira consciência

Falar que você está sempre ocupado ou trabalhando demais cria estresse entre as outras pessoas. Mais do que falar por aí que você nunca tem tempo e que está trabalhando até de final de semana, é importante entender o exemplo que está passando para as outras pessoas. Trabalhar o tempo todo não é bom nem para você, nem para as pessoas a sua volta, que ficam ansiosas tentando acompanhar o seu ritmo ou frustradas por não conseguir fazer o mesmo.  

2.Faça uso do horário comercial

Você costuma responder mensagens e e-mails de trabalho nos finais de semana ou tarde da noite? Então, é melhor repensar esse hábito. O ideal é manter a comunicação profissional no horário comercial (das 09h às 18h, por exemplo). Isso é importante tanto para você ter momentos de descanso, quanto para as outras pessoas também. Você fica ansioso quando vê uma mensagem do seu chefe e tem vontade de responder na hora? Você não é o único. Portanto, estabeleça limites para si mesmo e seja um exemplo para os outros também.

3.Siga o horário de trabalho

Quer você trabalhe em um escritório, quer trabalhe de casa, é importante seguir o seu horário de trabalho. É claro que existem exceções, mas, via de regra, você tem um horário para ser seguido. Principalmente se você está em um cargo de gerência, dê o exemplo e saia no horário também – mesmo que precise finalizar tarefas de casa. Mas tenha um limite e saiba a hora de parar.

4.Tire folgas

Não esqueça: o mais importante é conseguir tempo para recuperar as energias e voltar com tudo para os seus projetos profissionais. Parte de ter uma rotina de trabalho saudável é saber a hora de parar e quando é importante descansar também. Ou seja, tire as suas férias, se você trabalha CLT, ou pense em um esquema de folgas, se é autônomo. Mas não esqueça de se cuidar e descansar sempre que puder.