Fui plagiada! O que isso tem a ver com sua carreira?

carreira de sucesso profissional

Carreira de sucesso profissional uma reflexão importante para você entender o motivo de não se destacar nos processos seletivos. Esses dias, uma seguidora me mostrou um perfil que estava me copiando há um tempo no Instagram. Ela não só copiava os textos e as legendas, como também o mesmo layout das artes.

Fiquei chateada, mas logo percebi uma reflexão importante para discutir sobre a dificuldade de conseguir um emprego.

Bom, mesmo copiando todo meu perfil ela não estava tendo engajamento com curtidas, comentários e nem tinha um número expressivo de seguidores. E por que isso acontece?

Porque a resposta não está em modelos prontos, mas na identidade. Ela é uma prova concreta que simplesmente copiar o que deu certo não funciona.

E talvez você esteja fazendo isso com a sua carreira também ao acreditar que um modelo de currículo é o que você precisa para ser chamado/a para entrevista. Recebo diversas mensagens diariamente sobre isso: “Carol, ninguém me chama para entrevista. Você poderia me ajudar com um modelo de currículo?”, “Carol, você recomenda fonte Times ou Arial, tamanho 12 ou 11?” – nada disso importa.

Vejo pessoas criando currículos mirabolantes pelo Canva, com foto, arte, detalhes coloridos… Perda de tempo. E quando falamos de robôs nos processos seletivos, esse formato de currículo é o menos legível pelos softwares.

Na prática, estamos vendo um monte de currículos iguais. Um verdadeiro copia e cola no mercado de trabalho. Um currículo que poderia ser usado por qualquer profissional da mesma área porque só detalha funções de cargo que são iguais pra todo mundo.

Falta identidade! Se o currículo é sua apresentação para o mercado, a venda do seu trabalho e a exposição do seu talento, como pode ele não ser único?

E quando falamos de entrevista de emprego?

Existem respostas tão “copia e cola” que fazem seu talento desaparecer no processo seletivo.

“Meu defeito é ser perfeccionista”, “quero trabalhar aqui para desenvolver minhas habilidades e fazer a empresa crescer”, “na minha última experiência fiz tarefa A, tarefa B e tarefa C” – onde está você nessas respostas? É tudo igual.

E sabe por que todo mundo faz isso? Porque esse é o caminho mais fácil. Refletir sobre quem somos, nosso talento, diferenciais competitivos e foco no mercado não é simples (e nem confortável muitas vezes).

Mas o fato é que querer o caminho mais simples e fácil não vai te levar longe. Sonhos demandam tempo, empenho e, nesse caso, muita reflexão.

Passei por uma situação chata, mas sei que foi positivo no final. Por conta desse plágio, pude fazer um paralelo com a forma que muitos profissionais se posicionam no mercado. Esse comparativo pode te fazer refletir melhor e escolher o caminho que vai te levar para uma carreira feliz.

Então, valeu a pena.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

O PraCarreiras é atualizado diariamente

Você sabia que no Pracarreiras você consegue acompanhar notícias como as de empresas que divulgam suas oportunidades em aberto? São vagas com mais detalhes sobre o processo seletivo e os requisitos.

Para acompanhar, basta clicar aqui.

Sobre a Carol Okubo

carolCarol Okubo está a frente do PraCarreiras, é estrategista de carreira com 90% dos seus alunos recolocados. Acredita que todo profissional tem talento, precisa apenas aprender a estratégia certa para se posicionar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui