Como manter a equipe engajada no propósito da empresa no trabalho à distância.

equipe engajada

A pandemia causada pela Covid-19 foi responsável por acelerar o processo de transformação digital nas empresas.

Inclusive, uma pesquisa realizada pela consultoria PwC identificou que isso resultou em uma aceleração de dois a três anos nos planos de investimentos em áreas digitais.
Na prática, essa mudança impactou diretamente nas relações de trabalho, que passaram a se restringir ao ambiente digital. Dessa maneira, a área de Recursos Humanos teve que lidar com um novo desafio no ambiente corporativo: manter a equipe engajada no propósito da empresa.

De acordo com Jean-François Imparato, CEO da Workally, startup com foco na configuração dos espaços de trabalho, o propósito é a essência da marca. Ou seja, a verdadeira razão dela existir, e, consequentemente, o que guiará as suas ações.
“Atualmente, a qualidade e preço de serviços e produtos não são o suficiente para garantir a competitividade no mercado. A identificação do consumidor com as crenças e valores da organização tem um grande peso na decisão de compra. Por outro lado, internamente, o propósito é a base que irá unir os colaboradores em prol de um objetivo em comum”, diz o executivo.

Pensando em auxiliar os profissionais de RH a manter a equipe engajada no propósito da empresa mesmo que no formato à distância, o executivo reuniu 4 dicas. Veja abaixo:

Equipe engajada: Pratique a escuta

Escutar as opiniões dos colaboradores é uma ação com alto poder engajador. Principalmente, se o objetivo é alinhar a equipe com o propósito do negócio, visto que a escuta traz uma sensação de pertencimento. Ao se sentir parte do time, o profissional torna-se mais disposto a vestir a camisa da empresa.

Equipe engajada: Implante a co-criação

A co-criação de uma solução, produto ou serviço é uma iniciativa capaz de impactar positivamente no engajamento do funcionário, visto que trata-se de um caminho de aumentar o envolvimento em causas da empresa e otimizar o surgimento de um relacionamento saudável entre os times . Aqui, maratonas como hackathons costumam ser eficazes.

Equipe engajada: Priorize o feedback

Os feedbacks são ótimas alternativas de engajamento de equipe, pois é um caminho de valorizar o desempenho do colaborador e de orientá-lo em pontos de atenção. Desta maneira, o profissional se sente acolhido e com disposição para focar os esforços na direção do propósito da empresa.

Equipe engajada: Invista na comunicação

A comunicação é fundamental para deixar toda a equipe na mesma página, o que impacta positivamente nos resultados do time. Contudo, trata-se também de uma boa ferramenta para melhorar o clima organizacional, e, consequentemente, a motivação dos colaboradores.
Com a adoção do trabalho à distância, a conversa se tornou ainda mais necessária não só porque não estão todos no mesmo ambiente, mas também por conta dos reflexos da pandemia no emocional das pessoas.
Portanto, é importante criar momentos de união a fim de entender o contexto da equipe além do cotidiano corporativo e mostrar-se disponível para prestar um suporte em casos de necessidade.

Equipe engajada: Sobre a Workally

Por meio de soluções inteligentes e tecnológicas, a Workally nasceu com o intuito de configurar novos espaços de trabalho, a fim de garantir um impacto positivo para empresas, colaboradores e sociedade.
Fundada em setembro de 2020, em São Paulo, a marca atua com base em Furniture as a Service (FaaS) e disponibiliza em seu portfólio as linhas de mobiliário ergonômico adaptável, Minimally e Cally.
Atualmente, o CEO Jean-François Imparato e a COO Armelle Champetier seguem no comando da organização ao lado dos sócios Daniel Rocha, Freddy Alencar e Stéphane Méheux.

Confira a página do LinkedIn do PraCarreiras.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui