A pandemia causada pela Covid-19 foi responsável por acelerar o processo de transformação digital nas empresas.
Inclusive, uma pesquisa realizada pela consultoria PwC identificou que isso resultou em uma aceleração de dois a três anos nos planos de investimentos em áreas digitais.
Na prática, essa mudança impactou diretamente nas relações de trabalho, que passaram a se restringir ao ambiente digital. Dessa maneira, a área de Recursos Humanos teve que lidar com um novo desafio no ambiente corporativo: manter a equipe engajada no propósito da empresa.
De acordo com Jean-François Imparato, CEO da Workally, startup com foco na configuração dos espaços de trabalho, o propósito é a essência da marca. Ou seja, a verdadeira razão dela existir, e, consequentemente, o que guiará as suas ações.
“Atualmente, a qualidade e preço de serviços e produtos não são o suficiente para garantir a competitividade no mercado. A identificação do consumidor com as crenças e valores da organização tem um grande peso na decisão de compra. Por outro lado, internamente, o propósito é a base que irá unir os colaboradores em prol de um objetivo em comum”, diz o executivo.
Pensando em auxiliar os profissionais de RH a manter a equipe engajada no propósito da empresa mesmo que no formato à distância, o executivo reuniu 4 dicas. Veja abaixo:
Equipe engajada: Pratique a escuta
Escutar as opiniões dos colaboradores é uma ação com alto poder engajador. Principalmente, se o objetivo é alinhar a equipe com o propósito do negócio, visto que a escuta traz uma sensação de pertencimento. Ao se sentir parte do time, o profissional torna-se mais disposto a vestir a camisa da empresa.
Equipe engajada: Implante a co-criação
A co-criação de uma solução, produto ou serviço é uma iniciativa capaz de impactar positivamente no engajamento do funcionário, visto que trata-se de um caminho de aumentar o envolvimento em causas da empresa e otimizar o surgimento de um relacionamento saudável entre os times . Aqui, maratonas como hackathons costumam ser eficazes.
Equipe engajada: Priorize o feedback
Os feedbacks são ótimas alternativas de engajamento de equipe, pois é um caminho de valorizar o desempenho do colaborador e de orientá-lo em pontos de atenção. Desta maneira, o profissional se sente acolhido e com disposição para focar os esforços na direção do propósito da empresa.
Equipe engajada: Invista na comunicação
A comunicação é fundamental para deixar toda a equipe na mesma página, o que impacta positivamente nos resultados do time. Contudo, trata-se também de uma boa ferramenta para melhorar o clima organizacional, e, consequentemente, a motivação dos colaboradores.
Com a adoção do trabalho à distância, a conversa se tornou ainda mais necessária não só porque não estão todos no mesmo ambiente, mas também por conta dos reflexos da pandemia no emocional das pessoas.
Portanto, é importante criar momentos de união a fim de entender o contexto da equipe além do cotidiano corporativo e mostrar-se disponível para prestar um suporte em casos de necessidade.
Equipe engajada: Sobre a Workally
Por meio de soluções inteligentes e tecnológicas, a Workally nasceu com o intuito de configurar novos espaços de trabalho, a fim de garantir um impacto positivo para empresas, colaboradores e sociedade.
Fundada em setembro de 2020, em São Paulo, a marca atua com base em Furniture as a Service (FaaS) e disponibiliza em seu portfólio as linhas de mobiliário ergonômico adaptável, Minimally e Cally.
Atualmente, o CEO Jean-François Imparato e a COO Armelle Champetier seguem no comando da organização ao lado dos sócios Daniel Rocha, Freddy Alencar e Stéphane Méheux.
Leia também – 5 dicas de como melhorar o home office dos colaboradores.
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