Entrevista em inglês: saiba como se preparar

Como se preparar para uma entrevista em inglês
Como se preparar para uma entrevista em inglês

Encontrar uma oportunidade de trabalho em uma empresa multinacional e construir carreira é o sonho da maioria das pessoas. Para isso é necessário ter dedicação e estudo para conquistar as melhores qualificações, como é o caso dos idiomas, já que a entrevista em inglês é uma das mais exigidas. 

De acordo com uma pesquisa da Page Personnel, empresa de recrutamento mundial, 60% das vagas já pedem que o candidato saiba inglês. A expectativa é que, em 10 anos, o idioma será obrigatório para todas as vagas de emprego. E você, se sente pronto para este desafio? 

Para que você se prepare para encarar uma entrevista em inglês e tenha um bom desempenho, preparamos um artigo com diversas dicas pra você! Ainda, conversamos com a Analista de Desenvolvimento Humano Organizacional na EF English Live,  Aline Moraes. Leia o post e confira as dicas! Good Lucky! 

Quais as dicas para se preparar para uma entrevista em inglês?

Um dos momentos que causam mais ansiedade na carreira é a entrevista em inglês. Será que vou conseguir? Vai ser muito difícil? Terei chance de passar? Antes de se questionar, é necessário ter calma, relaxar e estudar. Além é claro, de entender qual o seu nível de conhecimento do idioma e se candidatar a vagas que exijam o que você sabe. Nossa entrevistada Aline Moraes deu algumas dicas, confira:

“Poderia aqui, citar várias dicas para quem vai participar de uma entrevista em inglês, como: fale pausadamente, faça simulações com um amigo, filme ou grave suas respostas, assista entrevistas em inglês no Youtube sem legendas para entender (listening) e repetir (speaking), treinando assim a pronúncia, dentre outras. Porém, com o passar dos anos e quantidade de currículos que avaliei, aprendi que a dica mais importante é esta: diga a verdade!

Conheça seu nível de inglês

A Época Negócios Online divulgou em 2019 uma pesquisa realizada pela DNA Outplacement, uma consultoria voltada a executivos, gerentes e subgerentes em processo de recolocação profissional, que atua principalmente na América Latina. Nesta pesquisa foi observado que 41% dos brasileiros ainda colocam informações incorretas em relação à fluência no inglês no currículo. 

Os motivos que justificam essa alteração são variados, porém dificulta a avaliação do selecionador e gestor daquela oportunidade. Se você disser que é fluente em inglês, será avaliado neste nível. A preparação para toda entrevista de emprego começa no currículo”, disse Aline.

Quais as perguntas mais comuns em uma entrevista em inglês?

Outra forma prática de preparar para uma entrevista de trabalho em inglês, mesmo que você possua um nível avançado, é se preparar. Entender sobre a empresa e imaginar quais serão os principais questionamentos do recrutador pode te ajudar. Veja as dicas da Aline Moraes abaixo:

“As perguntas podem variar de acordo com a vaga e principalmente de acordo com o candidato. Porém, as perguntas mais comuns são estas:  

  1. Tell me about yourself. (Me conte sobre você…)

Essa pergunta é muito comum em qualquer modelo de entrevista. Não há resposta certa ou errada e normalmente é usada quando o recrutador quer conhecer melhor o candidato. Uma boa dica é escrever em um papel um breve resumo sobre você, com suas experiências profissionais, sua escolaridade e até características que você considera como diferenciais para aquela vaga em inglês e pratique.

2. What are your strengths? What are your greatest weaknesses? (Quais são as suas forças? Quais são as suas maiores fraquezas?)

Com certeza você já respondeu esta pergunta em alguma entrevista que participou. São perguntas muito comuns, mas se você não estiver devidamente preparado para respondê-las em inglês pode se prejudicar. Para responder essas perguntas, seja sincero. Evite as respostas clichês. Importante estar com as estruturas gramaticais bem afiadas.

3. Why do you think you are the best candidate for this position? (Porque você acha que é o melhor candidato para esta vaga?)

É importante conhecer a empresa e principalmente as atividades que serão exercidas nessa função. Seja direto e liste os principais motivos que te fazem acreditar ser o melhor candidato para ocupar a posição. Valorize e reforce os argumentos que demonstrem que você tem fit cultural com a empresa.”

É possível praticar o inglês em casa?

Se você tem conhecimentos no idioma e quer melhorar sua performance nas conversas, principalmente durante uma entrevista profissional, a dica é se dedicar e praticar. 

“Faça uma imersão no idioma, tudo que puder migrar para o inglês, mude. Opte por ver suas séries favoritas, filmes e até desenhos com os filhos em inglês. Outra dica é mudar o idioma do celular e do computador, e fazer pequenas leituras. Mesmo que não entenda tudo no início, com essas pequenas mudanças, feitas de maneira natural, você já estará praticando.”, disse a especialista.

Como perder a vergonha de falar inglês?

É comum se deparar com profissionais que estudaram inglês por anos, mas que não são fluentes, ou ainda, que deixaram o curso sem concluir. Porém, para que uma pessoa conquiste vagas em grandes empresas e se saia bem na entrevista em inglês, perder a vergonha em falar é primordial.

“Este um dilema ainda difícil de ser respondido. Você se recorda, no ensino médio, quando  fez a primeira apresentação de trabalho em grupo na frente do seu professor e todos os amigos de sala? O início do discurso com certeza foi o mais difícil não foi? Depois você foi se soltando e sentiu um alívio por ter falado o que era necessário, o que tinha praticado. Com o inglês é muito parecido, só a prática te dará segurança para que aos poucos você perca a vergonha além de poder desenvolver a fluência.”, afirmou a Analista de Desenvolvimento Humano Organizacional na EF English Live,  Aline Moraes.

Para quem ainda não fala inglês, qual o incentivo para começar a estudar? 

Eu não falo inglês, mas quero acelerar minha carreira, e agora? Ainda dá tempo de estudar, arrasar na entrevista e conquistar boas vagas em grandes empresas! Quem vai determinar o sucesso da sua carreira é você mesmo. Será que a Aline Moraes da EF English Live concorda? Veja o que a especialista argumentou:

“Em estudo da Hays Consultoria de Recursos Humanos realizado em 2019, o inglês aparece como língua mais requisitada na comunicação interna das empresas com 91% seguida do espanhol com 42%. No entanto, uma outra pesquisa feita pelo Catho no mesmo ano revelou que apenas 3% dos brasileiros são fluentes no inglês. A exigência do inglês em processos seletivos já foi bem mais flexível, se o candidato fosse muito bom, mas não falasse inglês era contratado. Este cenário mudou nos últimos 11 anos e o inglês passou a ser um pré-requisito para diversas empresas, antes até do que Pós-Graduação ou MBA. Se você quer que seu currículo se destaque, comece a estudar inglês hoje mesmo.”

Inglês online, a opção perfeita para todas as rotinas

Se você não quer perder mais tempo e quer ter um currículo que chama a atenção dos recrutadores, é hora de investir no curso de idioma. O inglês é um dos mais buscados e pode abrir muitas portas em sua carreira profissional. E até mesmo quem tem uma rotina agitada pode se dedicar às aulas na modalidade online. Veja abaixo algumas das vantagens em optar pelo inglês online listadas pela Analista de Desenvolvimento Humano Organizacional na EF English Live,  Aline Moraes. 

  • Flexibilidade: você tem controle absoluto do tempo e pode fazer a gestão de como e quando estudar. Se na sua casa o horário mais cômodo para estudar é de madrugada devido ao silêncio, você pode ajustar os horários de estudo, incluindo as aulas particulares para o melhor horário. 
  • Cronograma de estudos: na plataforma online, você define sua meta de estudos, de acordo com sua rotina e recebe lembretes com dicas para concluir a meta daquela semana.
  • Aulas particulares e em grupo: você pode participar de quantas aulas em grupo quiser, as salas têm quantidade de alunos limitada, fazendo com o que o professor consiga interagir com todos os participantes. Essas aulas são excelentes para quem tem vergonha de praticar e os temas são de livre escolha do aluno. Já as aulas particulares são com professores de diferentes regiões do mundo, e você pratica exatamente o que aprendeu e dentro do seu nível de estudos.
  • Tecnologia: os dias atuais quanto mais tecnologia para facilitar nosso dia-a-dia, melhor. Ter todo conteúdo de estudo no computador, celular ou tablet há um clique de distância é incrível. Você escolhe onde, quando e como quer estudar.

Qual a dica para ter um bom desempenho nas aulas de inglês?

O primeiro passo para se sair bem na entrevista de emprego em inglês é estudar. Ao se matricular em um curso de idioma, crie uma rotina, acompanhe as aulas, faça as atividades e estimule o estudo. 

“Manter uma agenda regular e estruturar um plano de estudos é essencial para garantir uma boa aprendizagem. Avalie sua rotina para definir quantas horas por semana você pode dedicar ao estudo do idioma. Infelizmente já cometi esse erro, inseri muitas horas de estudo por dia e não consegui atingir minha meta por ter uma rotina muito dinâmica. Quando isso acontece, me sinto frustrada a continuar estudando, por este motivo, redefino minhas metas sempre que possível. Se na próxima semana você puder estudar 2h ou 30min por dia, não importa, estude. Mas se dedique totalmente neste período. Mais importante do que o tempo é a qualidade do estudo.”, explicou Aline Moraes da EF English Live.

Se mesmo com todas as dicas você ainda está na dúvida se vale a pena investir no inglês para conquistar vagas, saiba que é possível e não tem idade para começar. “Qualquer pessoa pode e deve aprender inglês independentemente da idade, quanto mais cedo melhor. Além de novas oportunidades de carreira no âmbito profissional, pois é a língua mais usada no mundo dos negócios, pode abrir as portas para o conhecimento de novas culturas através de viagens e até amizades. Não barreiras para quem fala inglês.”, concluiu Aline Moraes.

Gostou das dicas? Então, o que está esperando para turbinar o seu currículo e dar um novo rumo para sua vida profissional? Invista em você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui