Randstad fala como as empresas podem identificar comportamentos de liderança tóxica e como combatê-los para que não se tornem uma prática.
Uma pesquisa da Gartner, Inc. realizada em março de 2022 com mais de 230 líderes de RH revelou que 90% acreditam que para ter sucesso no ambiente de trabalho atual, os líderes devem se concentrar nos aspectos humanos da liderança. No entanto, outra pesquisa do Gartner com quase 3.400 funcionários, também realizada no mesmo período, descobriu que apenas 29% relatam que seu líder é um líder humano.
Esses números mostram que a máxima existente no mercado ainda é realidade: as pessoas não pedem demissão das empresas, mas sim por conta de chefes, o que podemos denominar de lideranças tóxicas. Para evitar qualquer possibilidade de desconforto ou desgaste, o talento solicita desligamento alegando que recebeu uma proposta melhor, mas na verdade, foi por causa da má gestão que obteve.
Comportamentos de liderança tóxica:
A Randstad separou alguns comportamentos comuns em líderes tóxicos e como podemos evitá-los.
- É autoritário
É um comportamento que era considerado “comum” no passado, mas que não tem mais espaço nos dias de hoje, principalmente, com as novas gerações. Ser firme é diferente de ser autoritário.Os líderes precisam respeitar as diferenças de ideias e inspirar pessoas.
- Faz críticas destrutivas
O feedback se tornou uma prática comum de avaliação dentro das companhias. Algumas utilizam como algo formal, por períodos, enquanto outras preferem algo mais flexível, estabelecendo o canal direto entre líderes e liderados há qualquer momento. Porém, ainda existem pessoas que não sabem dar esse feedback e fazem críticas que ativam gatilhos nas pessoas. Feedback precisa ser constante e deve ser uma troca que agrega valor e traz crescimento para ambos.
- Corrige em público
Os colaboradores têm pavor em serem corrigidos em público, pois isso pode fazer com que se sintam coagidos, humilhados ou desvalorizados, o que pode causar desânimo e improdutividade. Os líderes devem ouvir seus liderados e as orientações e correções devem ser feitas no particular, de uma maneira educada e transparente.
- Falta de autonomia
O controle obsessivo de todo o processo e a falta de confiança na equipe demonstra um sério problema de gestão. Muitos podem tentar justificar o excesso de cobrança e de supervisão com a fala de que “a equipe não entrega resultados”. Mas, é importante lembrar que o time é sempre um reflexo de como o gestor lidera. Ou seja, se não há entregas, é necessário elaborar estratégias para descobrir o real problema.
Sobre a Randstad:
Em 1960, nosso fundador levou nossa primeira candidata para uma entrevista de emprego em uma bicicleta, e isso foi o início da transformação que a Randstad vem liderando no mundo do trabalho. É agindo com empatia e criando conexões mais humanas que faremos a diferença em seu negócio. Começamos um um pequeno escritório na cidade de Diemen e hoje estamos em 38 países, com mais de 4.800 escritórios, e mais de 38.000 colaboradores.
Chegamos no Brasil em 2011. Hoje, somos mais de 600 colaboradores, com uma equipe mobile que atende empresas em todo o país. Ajudamos nossos clientes a contratar o talento certo com as competências mais relevantes para seus negócios. Possuímos uma equipe de consultores altamente especializada e dedicada a encontrar as melhores soluções de recrutamento e seleção para sua empresa.
Líder global em soluções de Recursos Humanos. Combinamos nossa paixão por pessoas e tecnologia e, assim, apoiamos processos de recrutamento e seleção no mundo todo. Ajudamos as empresas e candidatos a seguir adiante. Para nós, isso é human forward.
Vivemos em um mundo pós-digital. E, embora a tecnologia tenha facilitado as nossas vidas, também a tornou menos pessoal. É justamente o lado humano do nosso negócio que faz a diferença. Acreditamos que bons resultados não surgem apenas do uso de tecnologias, mas da combinação de human e tech. Fale com a Randstad, podemos ajudar sua empresa nos desafios de RH.
PraCarreiras e a mentoria de carreira
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!