Menos de 7% das vagas abertas no Brasil citam benefícios ligados à saúde mental

cortex avalia benefícios ligados a saúde mental

Cortex avalia benefícios ligados a saúde mental: especialista explica a importância em investimento no bem-estar do colaborador.

A saúde mental nunca esteve em tanta evidência como nos últimos anos, especialmente pelo isolamento social que o mundo precisou enfrentar. Mas com a volta do trabalho presencial e a “normalidade” pós-pandêmica, empresas e colaboradores ainda se preocupam com a saúde mental? Uma pesquisa realizada pela Cortex, referência em Inteligência de Vendas B2B na América Latina, mostrou que menos de 7% das vagas abertas no Brasil citam palavras relacionadas ao bem-estar do colaborador em suas descrições. O estudo analisou mais de 2 milhões de oportunidades abertas nos últimos três meses, em 15 principais portais de vagas do país.

Dentre os termos relacionados à saúde mental, os que mais aparecem nas descrições das vagas são: “bem-estar”, “flexibilidade de horários”, “equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, “apoio psicológico” e “terapia”.

A pesquisa analisou ainda as vagas que citavam plataformas que oferecem serviços de apoio à saúde mental, como terapia online, aplicativos que ajudam a criar rotinas mais saudáveis e até meditação. Dentre elas, as que mais apareceram foram Gympass, Zenklub, Vittude e Psicologia Viva.

Cortex avalia benefícios ligados a saúde mental: respeito e cuidado

Diretor de People da Cortex, Paulo Leitner explica que as empresas precisam respeitar e cuidar das pessoas em sua totalidade, entendendo que não existe o “eu-profissional” e o “eu-pessoal”. É só um “eu” que equilibra em uma só mente a rotina do escritório e a de casa. Por isso, se torna cada vez mais relevante oferecer benefícios próprios para apoiar os colaboradores na qualidade da saúde mental e, principalmente, evoluir os processos de escuta ativa e monitoramento do clima:

“Nenhum benefício jamais conseguirá reverter os malefícios causados por uma má experiência no dia a dia do trabalho. O cuidado com a saúde mental do colaborador começa no monitoramento do clima da empresa e na leitura de cada comentário deixado pelos times. Se não prestarmos atenção aos sinais precursores das causas que agridem essa relação, não estaremos de fato nos preocupando com a saúde mental de ninguém”, alerta Leitner.

O cuidado com a saúde mental vai além de disponibilizar ferramentas que ajudem o colaborador no cuidado com o bem-estar. É preciso, acima de tudo, criar um ambiente de trabalho que seja seguro, equilibrado e atento às demandas das pessoas. Leitner conta que na Cortex, por exemplo, existem programas específicos que incentivam o cuidado com a saúde mental.

“O programa PraVC Hora do Break, criado a partir das demandas dos próprios times, contempla um benefício chamado Pausa Mental, uma semana inteira de folga remunerada no mês de janeiro. Além disso, há pelo menos outras seis folgas durante o ano, que podem ser concedidas por diferentes motivos, desde comemoração de aniversário até prêmio pela realização de atividades físicas. O benefício é hoje um dos mais bem avaliados pelo time. Também temos o programa PraVC Bem-Estar, no qual facilitamos o acesso à terapia por meio de uma plataforma corporativa, subsidiando parte do valor para todos os colaboradores”.

Sobre o ambiente de trabalho, Leitner explica que é fundamental treinar as lideranças para que elas promovam um clima seguro e incentivem uma cultura que favoreça trocas e diálogos honestos. Isso é algo que não requer investimento financeiro e faz toda a diferença para o dia a dia do time. Criar, dentro das possibilidades da empresa, rotinas de trabalho que sejam mais flexíveis, também é uma forma de viabilizar que o colaborador consiga cuidar do seu bem-estar.

Sobre a Cortex

A Cortex é referência em Inteligência de Vendas B2B na América Latina e a única empresa brasileira membro da Global Data Alliance. A plataforma utiliza Inteligência Artificial para cruzar dados de mais de 17 mil fontes e consolidar um conjunto inédito e mais preciso de informações sobre empresas. A partir destes dados exclusivos, seus modelos de Machine Learning são capazes de sugerir negócios com chances de vendas duas vezes maior e na metade do tempo. Além disso, a Cortex é a única plataforma no Brasil que possui uma base de empresas global, com dados de mais de 150 países.

Com a cultura organizacional voltada para pessoas, conquistou, por três vezes, o selo Great Place to Work e também foi reconhecida com o selo People First. Suas soluções apoiam as marcas mais admiradas do país a liderarem o futuro a partir do uso inteligente dos dados.

Conheça a nossa solução:  https://www.cortex-intelligence.com/vendas-e-mercado

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/cortex-intelligence

PraCarreiras e a mentoria de carreira

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Temos 90% de recolocação dos nossos mentorados no mercado de trabalho.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Para nos acompanhar no instagram, clique aqui!