Google search engine
InícioMercado de Trabalho4 motivos das empresas terem dificuldades em encontrar bons profissionais

4 motivos das empresas terem dificuldades em encontrar bons profissionais

O momento de contratar um novo talento para uma empresa é um processo que o departamento de RH está habituado.

Porém esse processo sempre causa um ‘frio na barriga’ nos recrutadores. Há o receio da contratação não ser a correta e do candidato escolhido se desligar da empresa em poucos meses e todo o processo seletivo ter sido um tempo jogado fora.

Bons profissionais: o Índice de Confiança

De acordo com a 16ª edição do Índice de Confiança Robert Half, 61% dos recrutadores entrevistados afirmaram que está difícil ou muito difícil contratar profissionais qualificados. Para 62% deles, a situação não vai mudar nos próximos seis meses.

Apesar da dificuldade de encontrar profissionais qualificados, o mercado possui bons profissionais em busca de oportunidade. Então, por que a conta não fecha? “Um dos principais motivos para essa inconsistência é a gama de erros no processo de recrutamento.

A alta transformação digital no setor de RH nos últimos anos afetou diretamente nas contratações bem-sucedidas. A automatização não é usada a favor dos processos seletivos, já que possuem metodologias obsoletas, cansativas e que não avaliam de verdade o profissional” sugere Pedro Pezoa, CEO da Pointer, HRTech especializada na indicação de profissionais de alto nível no setor de tecnologia.

A saída, para Pedro, é não descartar a tecnologia, e sim utilizá-la de forma inteligente, com a certeza de que empresas estão de portas abertas para profissionais de alto nível, basta saber encontrá-los. Pedro ainda listou quatro grandes erros que as empresas estão cometendo que impedem a contratação de bons profissionais, confira abaixo:

Bons profissionais: salários incompatíveis com o mercado

Bons profissionais querem ser valorizados e procuram remunerações e benefícios que sejam compatíveis com seu comprometimento, entrega e habilidade no trabalho, e diversas empresas não oferecem o quanto o colaborador sabe que merece receber. Profissionais realmente sêniores são raros e a empresa terá que investir alto nessas contratações. Essa falta de reconhecimento faz com que ótimos profissionais se afastem das empresas, desistam de processos seletivos ou abandonem o cargo logo no início.

Bons profissionais: processos seletivos exaustivos

Existem processos que duram meses e se tornam cansativos, com dezenas de etapas, envio de vídeos, etapas infinitas e que na maioria das vezes o candidato não recebe sequer um feedback sobre sua participação. Tamanha burocracia pode afastar o profissional que seria o ideal para a vaga, unicamente pela exaustão do processo. A análise do currículo, um teste, boas referências e conversas olho no olho do candidato podem ser suficientes para realizar uma ótima contratação.

Bons profissionais: falta de transparência sobre a cultura da empresa

No momento da entrevista é fundamental que a empresa seja transparente sobre sua cultura, caso contrário, um funcionário competente fique insatisfeito, não se encaixe no trabalho e peça demissão precocemente. Este tipo de comportamento prejudica a imagem da empresa e faz com que talentos evitem se candidatar em suas vagas, com receio do que podem encontrar pela frente. Não há cultura certa ou errada, mas é preciso que haja um match entre candidato e empresa para a relação funcionar.

Bons profissionais: falta de humanização

Processos seletivos completamente automatizados, falta de feedback durante as etapas de contratação – ou feedbacks genéricos – tratar o candidato com desdém, como se a vaga fosse um favor para ele, não atrai bons profissionais. O RH precisa tornar o processo de contratação agradável e humana para o candidato, para que ele sinta o seu reconhecimento e entre na empresa confiante e em sua melhor forma.

Bons profissionais: sobre a Pointer

Fundada em 2021, a Pointer é uma HRTech especializada na indicação de profissionais de alto nível no setor de tecnologia. A solução é direcionada a empresas que têm dificuldades de encontrar profissionais seniores no mercado, sem que seja preciso abrir processos seletivos demorados e obsoletos.

Já no seu primeiro ano de operação, a empresa conta com uma rede de mais de 2 mil profissionais de alta performance e clientes que confiam na eficiência do processo da startup, entre eles: Jusbrasil, Cora, Pipefy, ampm, Magnetis, Goomer, Herospark, Gama Academy, Eureka, bxblue, Trackage, GoCache, Pier Seguros e Promobit.

Leia também – Medo de errar e de falar sobre conquistas profissionais no empreendedorismo feminino.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras