Idiomas no currículo: pesquisa do Banco Nacional de Empregos (BNE) revela a relação entre conhecimentos em idiomas e o interesse gerado pelo candidato.
O aprendizado da segunda língua se tornou fundamental para candidatos a vagas de emprego, dependendo do setor de interesse. Caso o candidato fale mais de uma língua, a atratividade do currículo cresce 28% em relação aos que possuem apenas o português, segundo dados levantados pelo Banco Nacional de Empregos (BNE).
“Muitas empresas pedem por uma segunda língua, que, na maioria das vezes, é o inglês. O aprendizado do idioma se popularizou nos últimos anos, quando as pessoas passaram a compreender a sua importância para conseguir um bom emprego”, explica o gerente de negócios do BNE, José Tortato.
Idiomas no currículo: bilíngues têm mais chances
Dessa forma, os bilíngues têm mais chances de passarem para a próxima fase de processos seletivos do que aqueles que só falam a língua materna. Em geral, quanto mais idiomas no currículo a pessoa apresenta, mais à frente ele estará dos concorrentes, com mais presença diante do recrutador e melhores chances de conquistar a vaga.
A atratividade do currículo de quem apresenta mais de duas línguas cresce 232% em comparação a candidatos que só falem português. Esse aumento de interesse se expande ainda mais quando se tratam de três idiomas no currículo: 438%. Os porcentuais foram obtidos por meio de pesquisas realizadas no banco de dados do BNE, no qual as empresas cadastram suas vagas.
Idiomas no currículo: conhecimento tem ficado comum
O levantamento evidencia o impacto que o aprendizado de novas línguas pode agregar ao currículo e o quanto os recrutadores apreciam esses diferenciais. “O cenário está diferente. Antes, eram raros os candidatos que tinham uma segunda língua, agora é um pouco mais comum. Saber um terceiro ou quarto idioma causa boa impressão e funciona como bom critério de desempate, caso seja necessário”, ressalta Tortato.
A busca por cursos de idiomas para ter essa habilidade a mais no currículo tem crescido nos últimos anos. Segundo a rede de cursos de idiomas, InFlux, 33% de seus alunos se matriculam com o objetivo de conquistarem melhores oportunidades no mercado de trabalho.
“Há anos é pontuado sobre a importância da segunda língua para formação profissional, a quantidade de alunos com esse objetivo continua alta, percebemos muito isso em nossas escolas. As empresas demandam cada vez mais conhecimentos, na maioria dos casos, nível avançado ou fluente de inglês. Consequentemente, estimula o crescimento de matrículas em cursos de idiomas”, diz o gerente comercial da inFlux Franchising, Paulo Oliveira Junior.
BNE – Banco Nacional de Empregos
Há mais de 20 anos no mercado, o BNE é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias. Saiba mais no site.
Sobre a inFlux
Com mais de 150 franquias pelo Brasil, e mais de 50 mil alunos, a inFlux Escola de Idiomas está presente em 18 estados e no Distrito Federal. A escola de idiomas é reconhecida por oferecer a garantia do domínio do inglês mais rápido.
A metodologia eficaz permitiu a criação do Compromisso de Aprendizado inFlux, uma garantia de que em dois anos e meio o aluno alcança 700 pontos ou mais no TOEIC® (Test of English for International Communication), um dos testes de proficiência mais reconhecidos no mundo. Vale ressaltar que essa pontuação equivale ao cargo de diretoria de muitas empresas multinacionais.
Caso os 700 pontos não sejam alcançados ao término do curso, a inFlux garante o estudo gratuito do aluno até alcançar essa pontuação. Há mais de 17 anos no mercado, a marca, criada em Curitiba, capital do Paraná, conquistou 9 vezes o título de Destaque de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Com esse resultado, a franqueadora paranaense se torna a rede mais premiada da década pela ABF, sendo a única do País a ganhar o prêmio por mais de oito vezes. Além disso, recebeu o Selo 5 estrelas do prêmio Melhores Franquias do Brasil 2018, 2019, 2020 e 2021.
O PraCarreiras e a mentoria de carreiras
O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as Soluções do PraCarreiras. Ou chame nosso time agora mesmo.