Como o Linkedin ajuda os Brasileiros?
O Linkedin possui 35 milhões de usuários brasileiros. Isso equivale a população do Marrocos ou Canadá ou três vezes mais do que a da Bélgica. Nesse artigo, vamos mostrar o que é Linkedin.
A rede ganha dois usuários novos por segundo no mundo, que já conta com 590 milhões de profissionais cadastrados.
E mesmo com o alto volume e crescimento acelerado, tem muita gente que não acredita que o Linkedin funciona.
Mas afinal, o que é o Linkedin?
O Linkedin é uma rede social assim como o Facebook e o Intagram.
A diferença é que em vez de amigos, você tem conexões profissionais. E, em vez de ver fotos de amigos na praia, por exemplo, as postagens são profissionais.
Por isso, já começamos essa postagem com uma dica valiosa: cuidado com o que você posta no Linkedin.
Muitas pessoas confundem a proposta da rede e acabam postando conteúdos inadequados e isso pode ter um impacto negativo com sua rede. Portanto, poste apenas conteúdos profissionais.
O que é LinkedIn: como funciona?
O Linkedin funciona como uma rede de relacionamento. O objetivo é mostrar aptidões e skills através de postagens e debates com outras conexões. Também é uma plataforma de exposição de currículos e troca de mensagens entre candidatos e recrutadores.
Essa rede é uma poderosa ferramenta de networking, pois você pode estabelecer conexões com profissionais de diversas empresas, cargos e regiões. Portanto, quanto mais conexões você tiver, maior probabilidade de conseguir uma nova recolocação no mercado.
Muita atenção ao criar um perfil no Linkedin. Quanto mais informações você preencher, maior a probabilidade de ser chamado para uma entrevista de emprego. Preencha todos os campos, inclusive o de habilidades, conquistas e idiomas.
Capriche na foto – evite aquela que você tirou em uma balada ou festa de casamento. Ao fazer isso, o seu perfil vai receber a classificação de Perfil Campeão.
E o que isso significa?
Que o ser perfil terá 13 vezes mais chance de aparecer nos buscadores dos recrutadores do que outras classificações de perfis.
Fomos algumas vezes no Linkedin para entender como a rede funciona na prática para quem sonha com um novo emprego. O Linkedin serve como um buscador estilo do Google: ele vai atrás de palavras-chaves exigidas para uma determinada vaga e já elimina candidatos de forma automática.
Portanto, seu currículo precisa conter as palavras-chaves relevantes para aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego.
Como sabemos que existe muita dúvida acerca dessa poderosa ferramenta, o que é preciso para ser chamado para uma entrevista, como montar um perfil, etc, resolvemos criar um espaço para discutirmos sobre essa rede social.
Muitas de nossas matérias são gravadas diretamente com o time do Linkedin para trazermos o conteúdo mais preciso e eficiente para sua jornada em busca de um novo emprego.
O que é LinkedIn: como conseguir um emprego
Até agora, você deve ter percebido que existe muita estratégia para conseguir um emprego pelo LinkedIn. Para aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista, você precisa ter um perfil classificado como campeão. Isso significa, que você precisa prestar muita atenção para preencher todos os tópicos do seu currículo pelo LinkedIn.
Além disso, muitas pessoas não entendem o que é LinkedIn na parte de networking. Essa é uma ferramenta poderosa para alcançar recrutadores e estabelecer um bom relacionamento com eles.
Para entender melhor o que é LinkedIn e como conseguir um emprego pela rede, acompanhe nosso conteúdo. Temos uma editoria exclusiva sobre LinkedIn: o que é, como montar um perfil, como se relacionar na rede, etc.
Também temos um curso sobre LinkedIn, que ensina a criar um perfil do zero. Clique aqui para saber mais sobre esse curso.
Conte com o PraCarreiras!