Em média um profissional é contratado a cada 7 segundos pelo LinkedIn, veja os passos para um novo emprego.
O ano de 2020 foi desafiador para muitas pessoas, o Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem hoje 14 milhões de pessoas desempregadas. Muitas devido a crise econômica e sanitária do COVID – 19. Porém, para 68% dos brasileiros, segundo o Datafolha, considera que 2021 será um ano melhor.
E é com esta expectativa que 44% das empresas esperam aumentar o quadro de funcionários, segundo a pesquisa “Agenda 2021″, desenvolvida com 663 empresas brasileiras pela Deloitte, multinacional em consultoria empresarial.
A pesquisa ainda mostra que entre os 4 principais pilares para que a atividade econômica do Brasil seja estimulada em 2021, o primeiro é o estímulo à geração de empregos com 81% das respostas.
Para Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda, isso mostra a lenta mas otimista recuperação da economia. ” Os empresários, assim como eu, vão precisar ampliar o quadro de funcionários e estamos exigindo cada vez mais profissionais que sejam antenados às mudanças tecnológicas”, comenta o CEO, que também é especialista em carreiras.
Em entrevista ao podcast Entre Trampos e Barrancos, Erica Firmo, gerente de comunicação do LinkedIn, divulgou que a rede em média contrata uma pessoa a cada sete segundos e que perfis com fotos têm 21 vezes mais chances de conseguir uma vaga.
A rede, em abril de 2020, para ajudar as pessoas que perderam seus empregos lançou o filtro “open for jobs”, que está disponível a todos de forma gratuita.
Tanto Leandro quanto Erica, acreditam que o foco no LinkedIn é o network que você faz com a sua experiência. “Não adianta nada só entrar na plataforma e inserir as informações, você precisa ser visto! Porque antes de tudo é uma rede social também!”, explica Leandro Rampazzo.
Pensando nisso, Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda, criou 7 passos para que você consiga essa oportunidade em 2021 através do LinkedIn
Um novo emprego: Passo 1.
• Mantenha um perfil completo e atualizado
Como no texto acima, uma pessoa com uma boa foto de perfil tem a sua página visualizada 21 vezes mais. Certifique-se de que seu perfil tenha todos os dados de cadastro, principalmente a sua localização. Assim, as empresas já sabem de onde você é e o que você fez ou faz!
Um novo emprego: Passo 2.
• Siga as empresas de seu interesse
Exatamente, veja o que eles publicam, interaja e amplie seu perfil para chegar mais próximo da tão sonhada vaga. Um exemplo, seu sonho é trabalhar na empresa X, e ela é internacional. Certamente se você aprimorar seu inglês poderá concorrer às melhores vagas.
Um novo emprego: Passo 3.
• Participe de grupos
Os grupos expõem suas habilidades e competências. Quando se está buscando uma vaga de emprego, isso faz toda a diferença. E, geralmente, quanto mais conexões você tiver com pessoas da sua área mais vagas a elas você terá acesso.
Um novo emprego: Passo 4.
• Interaja com suas conexões
O LinkedIn é uma rede social! E, por isso, você deve interagir com as pessoas! Comentar, curtir, compartilhar! Tudo isso enriquece mais o seu perfil. Mas se atente, que o foco da rede é trabalho! Seja polido nos comentários, as empresas estão olhando para o seu perfil.
Um novo emprego: Passo 5.
• Saiba os seus potenciais
Divulgue ou crie um conteúdo sobre a sua área de atuação. Saiba quais são as melhores coisas em você. Toda a experiência é válida, como projetos voluntários ou a visão sobre algum post. Pesquise mais sobre o que chamamos de soft skills, que são as competências mais buscadas pelos recrutadores.
Um novo emprego: Passo 6.
• Aprimore-se
Faça cursos, principalmente de idiomas ou de especialização em alguma área. Nunca deixe de se atualizar sobre o que a comunidade diz sobre ela. Saber sobre o que está acontecendo mostra que você tem a curiosidade de buscar o novo, e estudar mostra seu domínio sobre determinado assunto. O que com certeza, fará a diferença fora da rede também!
Um novo emprego: Passo 7.
• Crie um estratégia de busca
Você precisa primeiro filtrar os seus interesses de carreira, ou seja, faça a candidatura certeira, não adianta mandar seu perfil para todas as vagas da plataforma . Salve a busca, e crie um alerta!
Assim você sempre saberá quando tem novas vagas. Coloque no seu perfil o “open for jobs”, no filtro de foto, assim logo que a empresa olha seu cadastro vê que você quer trabalhar. E por último, participe dos cafés virtuais que as empresas fazem na plataforma, assim você amplia seu networking.
Um novo emprego: Sobre a Godiva Propaganda
É uma agência de publicidade full service, especializada em franchising, saúde e varejo. A Godiva tem soluções com forte poder criativo direcionado às necessidades específicas de cada cliente. Isso passa pelas mídias tradicionais como TV, Rádio, Impresso, incluindo o Digital que, atualmente, virou commodity.
A agência é focada em buscar meios inovadores que possibilitem maior fit e aderência ao mercado de seus clientes dos mais variados perfis: multinacionais, franchising, hospitais e laboratórios, restaurantes e fast food, startups, entre outros.
Tendo como foco central a performance e resultados, atendem grandes marcas no Brasil e exterior. Entre os clientes estão: Lavoisier, Banco Luso Brasileiro e a rede Minds English School.
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