Mindfulness no trabalho: como a prática ajuda o colaborador na rotina de home office

Mindfulness no trabalho

Com o avanço da pandemia do coronavírus e novos decretos de lockdown, a saúde mental entra em xeque mais uma vez, confira como o mindfulness no trabalho pode ajudar no home office.

Com o lockdown decretado nos próximos dias para Rio de Janeiro e São Paulo, fora os demais estados brasileiros que já estão vivendo isso, muitas empresas funcionando em sistema de rodízio ou que estavam 100% presencial retornam ao home office.

Mas nesse novo isolamento social, a saúde mental entra em xeque mais uma vez, não só pela organização que demanda dividir todas as tarefas em um mesmo espaço, mas pelo significativo aumento do número de vítimas da Covid-19 no país e o perigo das novas cepas.

Mindfulness no trabalho: Transcender o período 

Para ajudar, práticas como o mindfulness, que ensina a atenção plena, são úteis para transcender esse período e ter sucesso nas diferentes atividades.

Ansiedade, estresse, angústia e a incerteza do futuro (novamente) podem ser um desafio e ainda deixar a sensação de looping, já que em março de 2020 o mundo entrava pela primeira vez em lockdown para tentar frear a transmissão do novo coronavírus e agora a história se repete.

Luiza Bittencourt, instrutora sênior de mindfulness pelo MTI (Mindfulness Trainings International), conta que o mindfulness é um estilo de vida e pode auxiliar em várias frentes, inclusive na profissional.

“Entre os benefícios da prática de atenção plena, estão melhorar foco, produtividade e memória. Quando estamos inteiramente presentes no trabalho, as chances de algo dar errado e termos de refazer são menores”, reforça a especialista.

Assim, a técnica ajuda a produzir mais e em menos tempo, pois a pessoa não estará fazendo pausas desnecessárias ou distraindo-se com qualquer coisa.

Mindfulness no trabalho: Benefícios

É benéfico para o colaborador em si e para a empresa também. “Com a prática, as pessoas ficam mais atentas, compassivas, empáticas e tranquilas, o que melhora a comunicação através da escuta ativa, evitando ruídos, e também o trabalho em equipe, de modo que as pessoas não descontam suas frustrações nos outros”, explica Luiza.

Exercícios simples que ocupam minutos do dia a dia, já dão início na mudança do cérebro através da neuroplasticidade, proporcionando os benefícios da prática.

A seguir, a especialista deixa dicas mindfulness para reduzir estresse e ansiedade, aumentar foco, produtividade, sensação de bem estar, trabalho em equipe e saúde.

Mindfulness no trabalho: Confira as dicas

1- Pausas conscientes: Pare algumas vezes ao longo do dia e sinta sua respiração;
2- Uso consciente dos eletrônicos: Estabeleça horários para olhar e-mails ou celular;
3- Início, meio e fim das atividades: Não faça mais de uma coisa ao mesmo tempo. É mais produtivo fazer cada atividade com atenção plena;
4- Escuta Atenta: esteja realmente presente quando um colega ou chefe estiver falando com você, escute com atenção. Isso evita diversos erros de comunicação.
5- Mindful Eating: Não coma trabalhando. Quando estiver comendo, apenas coma. Desfrute desse momento tão saboroso.
6- Pratique meditação: A prática regular, mesmo que apenas alguns minutos por dia, muda seu cérebro e traz os benefícios da prática. Tire esse tempo pra você

Mindfulness no trabalho: Sobre Luiza Bittencourt

A especialista já participou de diversos retiros e cursos como Mindful Schools (Califórnia), Mindfulness na Liderança pelo Institute for Mindful Leadership (fundado por Janice Marturano), Introducción a Mindfulness, Compasión y Florecimiento Humano no Instituto Cultivo (México), e também é instrutora de Mindful Eating pelo Protocolo Eat For Life.

É membro da AbraMind (Rede Aberta de Mindfulness) e colabora com as plataformas Setta.co e Reverbere.

Acesse a página – www.luizabittencourt.com ou se preferir acesso o Instagram – @mindfulness.luizabittencourt.

Leia também – Mindfulness corporativo: Prática de atenção plena pode ajudar na carreira profissional.

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