Quem não quer ganhar um salário maior? Seja para trocar de carro, viajar mais ou ampliar seus investimentos pessoais.

Independentemente do motivo, o importante é tratar esse assunto com objetividade e lembrar que se trata de um pedido profissional, e não pessoal. Você se empenhou bastante nos últimos meses e sente que é o momento para conversar com seu gestor sobre um possível ajuste salarial. O problema é que só de pensar nessa conversa, você se sente inseguro e a vontade é de mandar um e-mail ou um bilhete pedindo esse aumento salarial. Nesse artigo, vamos ajudar você a como pedir um aumento salarial.

Não se preocupe! Conversamos com o gerente de RH da Viacom, Erick Sarto para discutirmos a melhor forma de pedir um aumento.

Afinal, como pedir um aumento: não se trata de você, mas da empresa

Recebemos uma dúvida de um leitor sobre esse tema. Ele nos contou que é um funcionário dedicado de uma multinacional e que já trabalha há anos nessa empresa. Sua família cresceu e o salário ficou apertado para manter as despesas da casa. Sua ideia era pedir um aumento de salário com essa justificativa. Alertamos que esse caminho não era o adequado.

Por mais que as empresas sejam formadas por pessoas e que a humanização dos processos esteja mais presente nas corporações, é importante lembrar que se trata de uma relação profissional. Então, nada de pedir aumento porque precisa mudar de casa ou porque não está conseguindo pagar as despesas mensais. Isso pode inclusive passar a impressão de que você é desorganizado.

Para justificar um aumento do salário é preciso trazer argumentos relacionados a sua performance no cargo. Isso é que conclui o gerente de relações humanas Erick Sarto. “Os argumentos são aqueles que façam o gestor entender a solicitação de forma objetiva, sem emoção ou interpretações. Informações sobre o mercado, sobre a última movimentação salarial, sobre o resultado das avaliações mais recentes, por exemplo. Enfim, quanto mais tangível a argumentação for, maior será a assertividade do pedido”, diz.

Portanto, o pedido de aumento salarial deve ser baseado na sua relação profissional, nos ganhos que você trouxe para a empresa e as metas atingidas. Cuidado para não falar apenas no tempo de casa, a promoção por esse motivo tem perdido a força nos últimos anos e dado espaço para questões mais comportamentais e habilidades técnicas.

Como pedir um aumento na prática

como pedir um aumento

Como pedir um aumento: prepare-se

Antes de convidar o seu gestor para uma conversa, é preciso prestar atenção a alguns fatores macros, entre eles, o momento financeiro que a empresa se situa no momento. É mais prudente pedir um aumento no salário quando o negócio passa por prosperidade. Em épocas de crise, há redução de gastos e isso impacta na promoção de colaboradores.

Outro ponto, que parece bobagem, mas é tão importante quanto, é perceber o humor do gestor. Procure o momento mais conveniente para tratar desse assunto. Se seu gestor costuma ser menos “afetuoso” no período da manhã, melhor esperar para abordar o assunto no período da tarde. Se ele costuma ter uma reunião pesada no começo da semana, leve o tema na quinta-feira, por exemplo.

Em relação a comunicação, não existe segredo, seja objetivo. “A melhor forma é sempre aquela mais direta, sem rodeios. Afinal, estamos falando de uma ação que deve ser encarada com normalidade em uma relação de trabalho”, conta Sarto.

Como se preparar para pedir para o seu chefe um aumento

Faça um breve resumo da sua trajetória profissional na empresa e aponte benefícios concretos trazidos durante sua jornada.

Outra dica importante é fazer uma pesquisa salarial para saber se o seu salário está adequado ou defasado. Preparação é fundamental.

Sarto explica que a pesquisa salarial pode ser feita em sites como a Love Mondays e a Glassdor, além de estudos de consultorias de remuneração publicados em redes sociais e sites. O gerente de RH destaca a importância de se preparar antes para a conversa com o gestor. “Como dizem, ‘pra quem não sabe aonde ir, qualquer caminho serve’. Uma boa pesquisa sobre o que o mercado tem praticado em relação ao seu cargo em empresas de porte similar é um bom ponto de partida”, explica Sarto.

Então, saber o valor que você quer de aumento também ajuda. Em média, os aumentos giram em torno de 20%, mas as pesquisas de salário já serão um bom suporte.

Não cometa esse erro

Um erro comum é querer o aumento ou promoção antes de estar preparado para isso. O profissional tende a acreditar que merece um aumento salarial pelo bom desemprenho em suas tarefas diárias. Importante lembrar que esse é o mínimo exigido de um profissional contratado.

Para ser promovido a gestor, por exemplo, você já precisa assumir responsabilidades de um gestor antes mesmo de possuir esse cargo. A estratégia mais eficaz para conseguir um aumento de cargo ou salário é comprovar que você está pronto para assumir novos desafios dentro da empresa. É mais difícil pleitear o cargo de gerente mostrando apenas eficiência como analista, é preciso ir além.

E se a resposta for negativa?

Por mais que sua vontade seja mostrar frustração, tenha uma conduta equilibrada e profissional.

Entender os motivos é essencial em situações de ter o pedido de aumento negado, segundo o gerente de RH Sarto. “Às vezes, a negativa se dá pelo contexto da prática de movimentação salarial da companhia ou pelas restrições orçamentárias naquele momento”, explica.

Mas se a negativa tem relação com performance, é importante entender quais expectativas seu gestor tem sobre seu trabalho. Nesse caso, “uma boa contratação de metas – e seu devido acompanhamento – pode ser vital para que a discussão possa ser colocada em um próximo ciclo, pontua Sarto.

Ficou com alguma dúvida? Escreva para gente!

Já viu nossa matéria sobre o Linkedin?

Linkedin - 4 erros que você está cometendo

Linkedin – 4 erros que você está cometendo

Summary
Como pedir um aumento salarial
Article Name
Como pedir um aumento salarial
Description
Como pedir um aumento salarial. Dicas de como fazer um currículo e crescer na carreira. Entrevistas inspiradoras com profissionais de sucesso.
Author
Publisher Name
PraCarreiras
Publisher Logo