Retorno aos escritórios depende de 4 medidas, diz KPMG

Retorno ao escritório

Há quatro medidas de mitigação importantes para as organizações que determinarem o retorno ao escritório de toda ou parte de sua força de trabalho. Essa é uma das conclusões do guia “Covid-19: retorno aos escritórios”, produzido pela KPMG.

“O material traz dicas relevantes sobre o que deve ser priorizado neste processo, quais profissionais devem ser envolvidos para o desenvolvimento de um planejamento sólido, quais são as ameaças, as precauções e os novos procedimentos a serem adotados nessa nova realidade”, afirma André Coutinho, sócio-líder de Clientes e Mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Retorno ao escritório: 4 medidas importantes

As quatro medidas de mitigação importantes, segundo a KPMG, são as seguintes:1- Controles de acesso com triagem para empregados, visitantes e fornecedores
2- Distanciamento físico, também conhecido como distanciamento social
3- Utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI)
4- Limpeza e higiene do escritório

As medidas se baseiam em orientações de autoridades do governo e de saúde privada, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, a International SOS e a prestadora de serviços médicos e de segurança global da empresa.

Retorno ao escritório: saúde, segurança e bem-estar são prioridades

O objetivo é criar planos que permitam o retorno em fases da força de trabalho aos escritórios e mitiguem os riscos à saúde e segurança de pessoas, clientes e comunidade.

Entre os princípios norteadores, a KPMG indica que a saúde, a segurança e o bem-estar dos funcionários é a prioridade máxima. Portanto, os planos das empresas devem ser elaborados em parceria com as equipes responsáveis por gestão de pessoas, incluindo representantes das áreas de Saúde e Segurança, Jurídico, Qualidade e Gestão de Riscos.

Também deve ser considerada a contratação de um médico ou especialista em prevenção de doenças contagiosas no ambiente de trabalho, para revisar a razoabilidade de cada plano.

Retorno ao escritório: tendências

O guia também evidenciou que, visando a segurança das pessoas e o atendimento adequado de clientes e da comunidade, a KPMG adotou uma visão sobre a crise da Covid-19 fundamentada em quatro fases:

– Reação, com realização do trabalho remoto e implementação de planos de continuidade de negócios
– Resiliência, com administração dos negócios remotamente, manutenção da entrega aos clientes e garantia da continuação das operações
– Retomada, com retorno ao trabalho nos escritórios, presença física em reuniões e possíveis viagens
– Nova realidade, com reflexão sobre como serão os escritórios nessa nova realidade e o que deve ser planejado agora

Sobre a nova realidade, o impacto da Covid-19 fez com que muitos funcionários passassem a trabalhar remotamente. Essa mudança levou à criação e adoção acelerada de ferramentas de trabalho virtuais que, em outras situações, poderiam ter levado anos.

Outro ponto relevante está relacionado à Comunicação. Neste momento de incerteza, realizar comunicados frequentes é fundamental e as organizações devem implementar uma estratégia constante de comunicação eficaz.

O conteúdo está disponível na íntegra no link – http://home.kpmg/br/pt/home/insights/2020/06/covid-19-retorno-aos-escritorios.html.

Retorno ao escritório: dicas de limpeza para retomada ao trabalho

Algumas cidades já estão aderindo à flexibilização gradual das atividades econômicas. Mas uma das grandes preocupações das pessoas está relacionada com a retomada ao trabalho, é importante criar novos hábitos para que o retorno seja realizado de forma segura.

O gerente de operações em limpeza do Grupo Albatroz, Geraldson Pinheiro, alerta que além dos cuidados pessoais, é fundamental que o ambiente corporativo seja higienizado de forma correta, observando os dias e horários de picos.

“É recomendável que a limpeza do elevador seja feita em intervalos de 30 minutos, assim como nos locais com o maior número de circulação de funcionários”, explica.

Confira algumas dicas para retornar ao trabalho:

  • Ande com um borrifador com álcool 70 para limpar as superfícies que teve contato;
  • Evite o uso do ar condicionado, mantenha as portas e janelas abertas;
  • Na hora da refeição retire a máscara sem tocar na parte da frente, desamarre na parte de trás e coloque em cima de um papel;
  • Toda vez que tocar na máscara limpe as mãos usando álcool gel ou água e sabão se as mãos estiverem visivelmente sujas;
  • Empresas com refeitório – tente revezar o horário de almoço, respeite o distanciamento e use apenas os próprios utensílios;
  • A recomendação é que a cada duas horas a mesa de trabalho seja higienizada por funcionários de limpeza, mas é importante manter o espaço sempre limpo, utilize papel descartável e álcool 70 para higienizar seus objetos;
  • Mantenha o distanciamento recomendado entre as mesas;
  • Tente fazer home office pelo menos duas vezes por semana e reuniões apenas virtuais;
  • Não deixe de levantar para tomar café ou ir ao banheiro, mas lembre-se de utilizar álcool em gel toda vez que retornar;
  • Após chegar em casa, tenha um lugar destinado para depositar os seus pertences de trabalho, tome banho na sequência;