Google search engine
InícioMercado de TrabalhoFérias indenizadas e remuneração extra: Pontomais ajuda empresas a não serem pegas...

Férias indenizadas e remuneração extra: Pontomais ajuda empresas a não serem pegas de surpresa

Startup utiliza software e tecnologia para eliminar processos burocráticos dos RHs.

A solicitação de benefícios por parte do trabalhador é um direito protegido por lei. Mesmo assim, quando é chegada a hora de marcar as férias ou de receber as horas-extra do mês anterior, muitos não sabem a quem recorrer ou como fazer o pedido.
Para melhorar esses processos mantendo a relação de confiança e transparência entre equipe e departamento pessoal, a utilização de tecnologias em tempo real para acompanhar jornada de trabalho e folha de pagamento como a Pontomais, referência no setor de ponto eletrônico e de desburocratização de processos de RH, é essencial.

Software e tecnologia: Controle automatizado

O controle automatizado das questões técnicas deixa os profissionais do RH livres para focar no desenvolvimento pessoal e de carreira dos colaboradores.

Embora muitos não saibam, mesmo na saída de uma empresa existe a possibilidade de que a pessoa tenha direito ao recebimento de verbas referentes às férias indenizadas – aquelas não utilizadas pelo colaborador e que são pagas quando o contrato de trabalho é rescindido, independentemente do motivo.

Software e tecnologia: Os casos mais comuns

• Simples: o funcionário está dentro do período de férias, ou seja, ele tem o direito mas ainda não as tirou;

• Férias proporcionais: a pessoa ainda não cumpriu um ano de férias e, por isso, não tem direito a férias. No momento da rescisão, a empresa deve pagar a ele as férias relacionadas ao período;

• Férias em dobro: mesmo tendo direito a descanso, o colaborador não utiliza dentro do período. Nesse caso, o empregador é obrigado a pagar em dobro.

Além disso, outra verba rescisória a qual o funcionário tem direito é a remuneração extra para quem trabalhou horas além das previstas em contrato. Para requerer a indenização sobre o excedente, é necessário que o colaborador faça a comprovação por meio de documentos ou testemunhas.

Software e tecnologia: Prevendo valores

Para solucionar e prever os valores devidos sem trazer surpresas ao caixa da empresa, uma saída é a adoção de sistemas de gestão de ponto. Uma vez que o fechamento do ciclo acontece no último dia do mês, caso haja horas extras, essas podem ser recompensadas em formato de descanso, banco de horas ou pagamento em dinheiro. Dessa forma, há respeito do contrato de trabalho e da lei CLT.

A Pontomais é uma facilitadora da gestão de ambos os benefícios para os funcionários das empresas, uma vez que a utilização de um sistema tecnológico permite que os colaboradores tenham acesso a esses dados e o solicitem à empresa e à área de gestão quando necessário.

Software e tecnologia: O modelo

Além disso, as empresas também ganham com o modelo, uma vez que o registro dos processos em um sistema seguro e em nuvem também beneficia que haja surpresas ao final do processo empregatício.

O tempo de trabalho dos RHs também é poupado. A utilização do software de gestão permite que estes foquem na transformação de pessoas em histórias dentro das organizações. “A combinação entre tecnologia e RH permite que as empresas, as áreas de departamento pessoal e os funcionários estejam mais alinhados e construam relações de transparência e confiança”, pontua Silvana Fernandes, gerente de RH da startup.

Software e tecnologia: Sobre a Pontomais

Com atuação desde 2016, a Pontomais é a startup líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para os RHs. Já são mais de 560 mil colaboradores e 15 mil clientes ativos na solução de otimização da empresa.
Por meio de tecnologia, a startup desburocratiza processos como jornada de trabalho e horas extras, folha de pagamento e outros para que os profissionais de RH possam focar em desenvolvimento pessoal e de carreira dos colaboradores.
A atuação da startup nas três pontas (colaborador, empresa e RH) permite a transformação de pessoas em histórias dentro das organizações. A curitibana já ganhou prêmios como Melhores Empresas para Trabalhar Paraná e Great Place to Work 2019 e 2020, é uma das TOP5 no Top Of Mind RH e foi selecionada, em 2019, para o programa Scale-Ups da Endeavor.

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as Soluções do PraCarreiras.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

luiz orivan boccalletti junior on Análise de currículo grátis – Sorteio 2020
Amanda Galhardo on Fui demitido, e agora? Confira
Ana Carolina Okubo on Como montar um currículum vencedor?
Carlos Eduardo on Fui demitido, e agora? Confira
Fale com o PraCarreiras