Líder de Carreira na Mercer Brasil, Antonio Salvador aproveita assunto que repercutiu em Tóquio-2020 para abordar mudanças que a pandemia provocou no ambiente profissional.
Grande estrela da ginástica artística mundial, a norte-americana Simone Biles, que havia conquistado três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos Rio-2016, abandonou a disputa de Tóquio-2020 e admitiu que sua desistência teve a ver com a questão mental.
E se isso pode ser um problema para quem está entre os nomes mais populares do planeta, qual o peso para quem lida constantemente com a pressão em outros contextos? A comparação foi um dos pontos altos de uma LIVE de Antonio Salvador, líder de Carreira da consultoria Mercer Brasil, com Stela Campos, editora de Carreira no Valor Econômico.
Saúde mental e Jogos Olímpicos: Um tema abordado
“Estamos acompanhando as Olimpíadas e vendo grandes atletas trazendo esse tema. A saúde mental afeta um atleta como afeta qualquer profissional. As empresas que conseguiram colocar isso na mesa e trataram isso viram que é extremamente importante.
Fazendo um paralelo com os atletas, quando você pensa em alta performance e em todo mundo preparado, não é somente o físico que faz a diferença”, opinou Salvador na live. “O líder também tem de se preparar para essa nova forma de se relacionar. Foi muito positivo ver que isso agora está na agenda, e esse foi uma espécie de legado positivo [da pandemia]”, completou.
O exemplo de Biles é significativo por ter aberto uma porta para o diálogo sobre a saúde mental. A ginasta era um dos nomes mais aguardados em Tóquio-2020 e convivia com o peso de conciliar desempenho, representatividade, status e todas as questões associadas à preparação durante a pandemia. Isso reforça a comparação com outras áreas profissionais.
Saúde mental e Jogos Olímpicos: É mais que a saúde física
“Percebemos que não é só a questão da saúde física, mas também da saúde mental. Foi um momento bastante desafiador para os profissionais da gestão de pessoas”, comentou Salvador, que usou o próprio exemplo para corroborar a ideia: “Outro fator interessante é que empresas estão reimaginando a experiência do colaborador.
Eu, desde que entrei na Mercer, nunca fui ao escritório. Então, você tem de reimaginar essa experiência. Como criar conexão com a empresa de forma diferente? O físico tinha a ver com o prédio, com conhecer as pessoas, tomar um cafezinho. Agora isso está sendo ressignificado”.
A live anunciou a prorrogação no prazo-limite para inscrições no estudo Valor Carreira – As Melhores na Gestão de Pessoas 2021, realizado pela Mercer em parceria com o jornal Valor Econômico. O término das adesões foi postergado até 08 de agosto deste ano.
Saúde mental e Jogos Olímpicos: Os melhores ambientes de trabalho
O estudo identifica as empresas com os melhores ambientes de trabalho do país com base em oito dimensões: cultura de integridade, agilidade organizacional, liderança responsável, ambiente de trabalho saudável, recompensa justa, carreiras atrativas, indivíduos prósperos e engajamento. O levantamento tem participação gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo site https://www.mercer.com.br/valor-carreira
As empresas ranqueadas participarão de uma cerimônia online de entrega do prêmio e serão incluídas no anuário “Valor Carreira”, que circula com o jornal Valor Econômico no fim de novembro.
Saúde mental e Jogos Olímpicos: Sobre o estudo Valor Carreira – As Melhores na Gestão de Pessoas 2021.
Inscrições: até 08 de agosto de 2021
Participação: gratuita e aberta para empresas com pelo menos 100 funcionários e que tenham dois anos de operação no Brasil
Sobre o Valor Econômico
O Valor é o mais influente veículo de economia, finanças e negócios e a principal fonte de informação dos executivos no Brasil. É o quarto maior jornal do país em circulação digital (Fonte: IVC/dez-2020).
Saúde mental e Jogos Olímpicos: Sobre a Mercer
A Mercer acredita na construção de um futuro brilhante, redefinindo o mundo do trabalho, remodelando a aposentadoria e os resultados dos investimentos e proporcionando saúde e bem-estar reais. São aproximadamente 25.000 funcionários da Mercer, que estão baseados em 43 países e com operação em mais de 130 países.
A Mercer é uma empresa da Marsh McLennan (NYSE: MMC), empresa líder mundial em serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas, com 78.000 colegas e receita anual de mais de US ﹩ 18 bilhões. Por meio de seus negócios líderes de mercado, incluindo Marsh , Guy Carpenter e Oliver Wyman , a Marsh McLennan ajuda os clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo. Para mais informações, visite https://www.mercer.com.br. Siga a Mercer no Linkedin.
Leia também – 5 dicas para melhorar a qualidade do home office.
Acompanha a gente no Instagram.
Conheça todas as soluções do PraCarreiras.
Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.
Acesse nosso LinkedIn.
Matérias Relacionadas:
Fui demitido e agora? Veja 7 dicas práticas para reorganizar as finanças e voltar ao mercado
Cinco mudanças de comportamento no mercado de trabalho pós-pandemia
Como uma boa dose de humor melhora a sua vida pessoal e profissional
28% dos RHs relatam aumento de casos de funcionários com problemas relacionados à saúde mental
O enfrentamento à violência contra as mulheres deve ser prioridade também nas empresas
Especialista em Medicina do Estilo de Vida dá dicas de como se manter ativo dentro de casa em época ...
Coworkings bem-localizados podem melhorar relação com o trabalho
Treinamento remoto e adaptação de estagiários em home office à rotina da empresa desafiam RH’s, reve...