10 desculpas que você arruma para deixar tudo para depois

desculpas que você arruma

Quais desculpas você usa para não ir atrás do que realmente deseja? Como descobrir essas “muletas”, como encontra-las e supera-las? Como ter uma vida sem procrastinar?

Essas perguntas são mais comuns do que imaginamos, por isso, quero neste artigo listar e te ajudar a enxergar qual a sua “desculpa” para deixar tudo para amanhã o que é importante para sua vida e crescimento.

Desculpas que você arruma: 1. Eu não tenho tempo para nada

Eu te pergunto: será que realmente está sem tempo ou não sabe utilizar da maneira correta? Nós temos a tendência de fazer sempre o que é urgente, isso faz com que não façamos o que é importante.

Nos tornamos imediatistas e esquecemos que nosso tempo é limitado. Se fizermos as contas de quantas horas temos, chegaremos a conclusão que vai faltar tempo. E para quem vamos dever esse tempo que faltou? Alguém vai ficar no prejuízo, seja marido/esposa, filhos, enfim.

Para que você está devendo tempo? Fica com essa pergunta para refletir.

Desculpas que você arruma: 2. Eu não consigo

Quando falamos que não vamos conseguir alguma coisa sem nem tentar, não é porque não conseguimos, mas sim porque temos medo de falhar, de não atingirmos o sucesso, e das pessoas dizerem que não somos bom o suficiente.

Isso já aconteceu com você?

Muitas vezes, alguém no seu passado, pode ter sido duro demais com você, por não ter conseguido algo, e aí você tem medo de tentar e ser punido novamente. Porém, hoje quem te acusa o tempo todo é você mesmo, e isso se torna ainda mais cruel do que alguém do passado.

Pense nisso!

Desculpas que você arruma: 3. Não depende só de mim

Suas ações dependem exclusivamente de você.

Temos que entender que nosso comportamento e pensamentos têm poder para influenciar as pessoas que estão a nossa volta.

Talvez sejamos a única pessoa em nossa família para levar luz para um ambiente de confusão, ainda que o outro não queira, nossas atitudes precisam depender exclusivamente de nós mesmos.

Desculpas que você arruma: 4. O dia que as coisas melhorarem

Tudo que condicionamos a alguma situação ou aos outros, são limitadores de pensamentos, são empecilhos que não nos deixam sair da zona de conforto, porque é exatamente isso que vamos fazer com que as coisas melhorem.

Desculpas que você arruma: 5. Por enquanto “ele” ainda precisa muito de mim (filho/ marido/mãe)

Você é daquelas pessoas que vivem em função do outro?

Se colocarmos em segundo lugar em nossa vida, sermos colocados em segundo plano por nós mesmos, faz com que sejamos sempre a segunda opção de todo mundo.

Quando invertemos isso e cuidamos primeiro de nós e depois do outro, geramos autoridade, derramamos nosso melhor e assumimos o controle da nossa vida. Se não, quando o outro não existir mais ou for embora, o desequilíbrio passa a tomar conta da nossa vida, porque não sabemos viver de outro jeito.

Reflita!

Desculpas que você arruma: 6. Não sabe receber elogios sem justificar

Alguém chega e fala que sua blusa é bonita, você rapidamente já fala que comprou na promoção.

Fala que seu cabelo está bonito, e já diz logo que usou um shampoo baratinho.

Você mesmo se sabota, como se não tivesse capacidade de ter coisas boas e também de ser alguém admirável.

Por isso, quando alguém te elogiar, agradeça, receba o elogio!

Desculpas que você arruma: 7. Não dou conta de resolver esse problema

Esta frase, na verdade mostra que temos dificuldade de encarar as pessoas de frente.

Tratarmos de um determinado assunto nos causa desconforto e temos medo de passarmos por isso, só que quando isso acontece, acabamos repetindo tudo e deixamos de tratar assuntos de casa, com amigos, com filhos, e passamos a engolir sapos muitas vezes por medo de nos posicionar.

Desculpas que você arruma: 8. O outro só conseguiu isso porque tem dinheiro

Na verdade, quando falamos isso, não estamos justificando a conquista do outro por ele ter dinheiro ou ser filho de alguém, mas estamos usando isso de desculpa para não tentarmos. Chamar o outro de incompetente é mais fácil que tentar.

Desculpas que você arruma: 9. Eu já sabia

Tenha muito cuidado com essa fala!

Quando usamos esse tipo de frase: “eu já sabia”, “isso eu já sei”, bloqueamos o cérebro para interesse de aprendizado por alguns assuntos, deixamos o cérebro preguiçoso.

Desculpas que você arruma: 10. Conformismo

Se chegou até aqui, te convido a acordar para vida!

Uma coisa que escuto muito é que cada um tem sua cruz.

Mas isso é uma inverdade. Cristo já carregou a cruz para nós, isso é desculpa para não sairmos da zona de conforto, não mudarmos a situação que estamos vivendo hoje, não se posicionarmos como pessoa!

Desculpas que você arruma: Sobre Luiza Costa

Luzia Costa é empreendedora e mentora. CEO do Grupo Cetro, detentor das marcas Sóbrancelhas, Reduci, DepilShop, entre outras startups. Seu propósito é transformar vidas através do empreendedorismo.

Leia também – Consultor dá dicas para evitar sobrecarga no trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui