SAP Business One revela estratégias de crescimento no Brasil

estratégias de crescimento no Brasil

Sob o comando de Daniel Cabrera, ERP voltado a empresas de pequeno e médio porte, cresce em ritmo exponencial.

O sucesso pode não ter uma fórmula mágica, mas demanda alguns ingredientes essenciais. Entre eles estão um produto de qualidade, tecnologia de ponta, uma equipe engajada e um líder disposto a quebrar paradigmas.

Nada disso falta ao SAP Business One Brasil, unidade de negócios voltada a empresas em crescimento da alemã SAP, líder mundial em ERPs. Desde 2018, a divisão acumula um crescimento exponencial, na casa de três dígitos ao ano.

Sob a liderança de Daniel Cabrera, o SAP Business One vem criando um verdadeiro marco no mercado brasileiro de ERPs e na própria história da companhia. Reconhecida por sua altíssima capacidade operacional, as soluções da SAP acabaram se tornando também sinônimo de elitismo e de alta complexidade de implementação, restrita apenas às grandes corporações. É essa fama que Cabrera e seu time vem lutando para desconstruir.

Estratégias de crescimento no Brasil: Implantado remotamente

Ao que tudo indica, eles estão no caminho certo. Hoje, o SAP Business One parte de R$ 550,00 por usuário/ mês, considerando escopo padrão, e foi implementado remotamente em um período recorde de apenas 15 dias – feito que rendeu o prêmio de implementação mais rápida do mundo.

Empresas com apenas cinco usuários já podem adotar a solução. Não à toa, o Brasil se tornou o país mais importante para a SAP no mundo. São recordes atrás de recordes. “Quebrar paradigmas em um mercado tão consolidado quanto o de ERPs não é fácil, mas entendemos que era possível entregar soluções adequadas que cabem no bolso das empresas em crescimento”, afirma.

Estratégias de crescimento no Brasil: Verticalização das soluções

Uma das estratégias foi a verticalização das soluções. Por meio de vários parceiros em todo o território nacional e global, a empresa consegue oferecer soluções complementares, de acordo com nichos de mercado.

Existem soluções específicas para o varejo, agronegócios, startups, distribuição, manufatura, construção, cervejarias artesanais, hotelaria, bares e restaurantes, entre tantos outros.

“O Business One funciona como uma coluna vertebral do sistema de gestão da empresa. Essas extensões são como membros, que vão tornando o ERP mais completo e assertivo para as demandas de cada empresa”, explica o executivo. Há casos até de verticalização extrema, como em um cemitério e em uma apicultura.

Estratégias de crescimento no Brasil: Uma iniciativa assertiva

Outra iniciativa assertiva é a rede de parceiros que fazem a implementação da solução. Atualmente, são 35 empresas espalhadas pelo Brasil que se dedicam exclusivamente a implantar o Business One de uma forma humanizada.

“Entendemos a importância que é ter um suporte humano, interagindo diretamente com o cliente, na língua e até com o mesmo sotaque dele. Um especialista que entende exatamente as dores e desafios do cliente consegue ser muito mais empático e implementar o ERP de acordo com as suas necessidades específicas”, garante.

Além da proximidade com o cliente, um grande diferencial do Business One é a sua plataforma tecnológica HANA. Por meio de recursos como Inteligência Artificial, Robótica, Big Data, Machine Learning, Internet das Coisas, entre outras, a plataforma combina banco de dados com processamento de aplicações e serviços de integração, permitindo a análise preditiva dos negócios. O objetivo é tornar as empresas mais inteligentes por meio da tecnologia e inovação constante.

Estratégias de crescimento no Brasil: Uma boa perspectiva

Com a perspectiva de levar essas e outras soluções aos pequenos e médios negócios, a empresa remodelou a oferta Starter Package, limitada a cinco licenças. Seu maior diferencial em relação à versão padrão do SAP Business One é a possibilidade de um escopo limitado e preço reduzido.

Como é pré-configurado, a implementação pode ser feita em poucos dias com funcionalidades de administração básica, finanças, vendas, compras, inventário, entre outras. “Nossa estratégia visa a co-criação de parcerias com empresas que desejam levar nossas soluções aos seus ecossistemas de pequenos clientes e fornecedores”. O Starter Package parte de R$ 300,00 por usuário/ mês.

Diante de tantos recursos, opções e funcionalidades, outra preocupação da empresa foi quanto à experiência do usuário. A equipe de desenvolvimento tem trabalhado com o objetivo de simplificar a usabilidade, mesmo com soluções tão amplas e complexas.

“Buscamos uma interface intuitiva e amigável, a fim de facilitar o trabalho das pessoas. Entendemos que é preciso somar o máximo das habilidades humanas às habilidades das máquinas, como forma de aumentar a eficiência operacional e o crescimento sustentável das empresas”.

Estratégias de crescimento no Brasil: Sustentabilidade 

Aliás, sustentabilidade é um tema tão relevante que a SAP tem se dedicado a desenvolver o conceito de ESG (do inglês ambiental, social e governança) até nas pequenas e médias empresas. “Sabemos que as empresas com boas práticas de conformidade e compliance tendem a se valorizar. Procuramos desenvolver essas estratégias como premissa básica do sistema de gestão”, completa.

Outro atributo muito valioso para as empresas que optam pelo Business One é a tranquilidade de poder crescer, aumentando sua complexidade operacional, sem precisar fazer uma migração de ERP no futuro.

“A nossa proposta é ser one-stop-shop, onde é possível ir adequando as soluções de acordo com as necessidades do cliente naquele momento. Isso representa uma grande tranquilidade para empresas que desejam expandir suas operações, seja para outras cidades, estados ou até países. Transmitimos a segurança e a confiança de quem dispõe das melhores e mais completas soluções em ERP no mundo”.

Com a força de quem conta com mais de 70 mil clientes em 190 países, o Business One, que já tem mais de 7 mil clientes no Brasil, tem uma perspectiva de crescimento muito bem definida para o país.

Até o fim de 2021, a empresa espera atingir mais mil novos clientes e encerrar o ano com um crescimento recorde, de quatro dígitos no faturamento na modalidade cloud. Com tantos ingredientes de qualidade e uma boa dose de força de vontade, a receita para o sucesso parece praticamente pronta.

Estratégias de crescimento no Brasil: Sobre o SAP Business One

A SAP é a maior empresa de ERPs do mundo. O SAP Business One é a solução ideal para empresas em crescimento. Presente em 190 países, possui mais de 70 mil clientes, tendo mais de 1 milhões de usuários. No Brasil, mais de 7 mil empresas já utilizam as soluções do Business One.

Acompanha a gente no Instagram.

Conheça todas as soluções do PraCarreiras.

Quer falar com a gente? Entre em contato no nosso WhatssApp.

Acesse nosso LinkedIn.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui