LinkedIn e Lattes abrem espaço para licença maternidade e profissão dona de casa no currículo

profissão dona de casa

No último dia 15, o Currículo Lattes, plataforma acadêmica que reúne publicações e trabalhos de pesquisadores, abriu uma nova funcionalidade chamada “licenças”, junto com isso a profissão dona de casa no currículo.

Neste campo, as mães cientistas podem inserir seus períodos de licença maternidade. Essa já era uma solicitação antiga, já que as pesquisadoras eram questionadas sobre o período sem publicações.

Já o LinkedIn, no início de maio, vai abrir a opção “dona de casa”, no campo das profissões. A plataforma Lattes abriga atualmente 7 milhões de currículos, sendo metade de mulheres. O LinkedIn tem cerca de 740 milhões de usuários no mundo, sendo 47 milhões no Brasil.

Profissão dona de casa: Com a pandemia

A pandemia da Covid-19, que trouxe como consequência a perda de empregos de muitas mulheres que precisaram deixar suas funções para cuidar dos filhos em casa neste tempo, potencializou as decisões das plataformas.

Com a crise, a taxa de desemprego entre as mulheres subiu 3,3 pontos percentuais entre o último trimestre de 2019 e o mesmo período de 2020, para 16,4% da força de trabalho, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação, a dos homens cresceu 2,7 pontos percentuais, para 11,9%.

Profissão dona de casa: O que conta a especialista

De acordo com a especialista em carreira e processos empresariais Andreza Silva, a postura das plataformas em adotar esses novos campos preenche algumas lacunas entre tantas enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho.

“Quando uma mulher decide dedicar um tempo aos filhos, o mercado questiona esses espaços de tempo no currículo dela. Então, ter esses campos é muito válido.

Profissão dona de casa: Oportunidades para as mulheres

Dá a oportunidade de a mulher demonstrar as competências que ela adquire sendo mãe e dona de casa, que são muitas. Por exemplo, gestão de tempo, liderança, otimização de recursos e insumos, entre outras”, explica a profissional.

Outro estudo realizado pelo LinkedIn é sobre as mulheres no mercado de trabalho.

Entre os obstáculos, está o condicionamento social que faz com que as mulheres se sintam menos merecedoras do que os homens, criando uma lacuna de direitos que afeta diretamente suas vidas profissionais.

  • 82% das brasileiras entrevistadas acreditam que possuem menos direitos do que os homens no ambiente de trabalho
  • Quase metade (44%) das profissionais nunca pediu um aumento ou promoção mesmo acreditando exceder as expectativas para o cargo

Os preconceitos existentes com relação ao gênero no mercado de trabalho, construídos a partir do contexto social, faz com que as mulheres tenham um viés inconsciente de que não podem ter as mesmas oportunidades do que os homens.

O PraCarreiras e a planilha de vagas atualizada diariamente

Você sabia que o Pracarreiras tem uma planilha de vagas de emprego de todo o Brasil? Todos os dias, atualizamos essa planilha com novas oportunidades de emprego recebidas diretamente dos recrutadores ou de grupos de vagas de emprego e recrutadores. Para acompanhar essa planilha de vagas, basta clicar aqui.

Lá você também consegue acompanhar notícias como essa de empresas que divulgam suas oportunidades em aberto com mais detalhes sobre o processo seletivo, os requisitos das vagas e a experiência de quem consegue uma oportunidade.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Criamos um grupo do Telegram – Time PraCarreiras – com o objetivo de trazer conteúdo extra para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

No grupo, você vai receber dicas sobre currículo, LinkedIn, carta de apresentação e entrevista de emprego, vídeos e áudios explicativos, PDFs de livros, algumas reflexões, conteúdos motivacionais, etc. 

A ideia é ajudar profissionais com estratégias para a sua recolocação no mercado de trabalho. 

Para participar, basta clicar nesse link.

O PraCarreiras e a mentoria de carreiras

O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.

Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.

Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui