Segurança Psicológica: elemento fundamental para formar equipes de alta performance

equipes de alta performance

O medo de se expressar para os chefes prejudica o andamento do trabalho, traz improdutividade e pode até causar consequências mais graves, para as equipes de alta performance.

Como um time trabalha no dia a dia é mais importante do que quem, de fato, está no time – essa foi uma das conclusões do Google ao pesquisar o que fazia um time ter alta performance. Outra conclusão deste mesmo estudo mostra que o principal fator para se alcançar a produtividade é a segurança psicológica.

Equipes de alta performance: O que conta a professora

Segundo a Dra. Amy Edmondson, professora de Harvard e grande referência no tema, a segurança psicológica é a crença de que ninguém será punido ou humilhado por compartilhar suas ideias, perguntas, preocupações ou erros.

Porém, por mais que pareça óbvio criar e manter uma cultura de confiança nas empresas, a prática é completamente diferente e falha.

Equipes de alta performance: O que conta a diretora e fundadora

Segundo Renata Rivetti, diretora e fundadora da Reconnect | Happiness At Work, a falta de segurança psicológica pode atingir os funcionários das empresas por diversos motivos.

“Um deles pode ocorrer simplesmente, pois os líderes não percebem que os integrantes de sua equipe não se sentem à vontade para se expressar”, comenta.

“Também há casos em que o líder é próximo da equipe, acompanhando o trabalho, os resultados e as entregas, porém, ainda assim, a equipe se sente pressionada e/ou julgada e não sente segurança para se expressar de forma mais aberta”, comenta Renata.

“Como se precisassem estar sempre a postos, 24h por dia, respondendo às demandas, sem espaço para pedir apoio, questionar ou até levar novas ideias”, explica a diretora da Reconnect.

Equipes de alta performance: Um dos fatores

Além destas situações há mais um fator que pode causar a falta de segurança psicológica dos colaboradores: a falta de preparo dos próprios líderes que, muitas vezes, não foram ensinados a gerir pessoas.

Afinal, ser líder não é só bater metas, mas também saber liderar uma equipe. Segundo Renata Rivetti, que também é especialista em felicidade corporativa, “esse caso é mais comum do que imaginamos, pois as empresas focam nos resultados e se esquecem que quem os promove são as pessoas”.

Mas por que é tão importante que as empresas criem ambientes psicologicamente seguros? 

Em primeiro lugar, porque é o correto. Não deveria ser normal as pessoas trabalharem com medo, ansiosas, nervosas, sem apoio e sem a possibilidade de criar com segurança – até que acabem ficando doentes. E também, pois as empresas que possuem ambientes mais seguros conseguem aumentar a produtividade em 12% e reduzir o turnover em 27%, segundo pesquisa do Gallup (2017).

Equipes de alta performance: Os cursos

Graças aos cursos que a Reconnect oferece, a especialista Renata Rivetti tem levado a discussão e ensinado mais líderes e empresas sobre o tema.

“Percebo que ainda existe resistência por parte dos líderes em reconhecerem que as suas equipes têm medo de se expressar. E o fato é que, quantas pessoas já deixaram de contar seus problemas pessoais para os chefes por medo de serem julgados? Ou mesmo de compartilharem as suas ideias por acharem que não seriam ouvidos? Milhares, com certeza, e no mundo inteiro”, explica Renata.

A expansão do home office serviu para deixar ainda mais claros os déficits das lideranças ao redor do mundo, em empresas de quaisquer tamanhos e setores. E por isso vemos tantas notícias e pesquisas sobre estresse, síndrome de ansiedade generalizada, e até sobre depressão que, claramente, também são causados pelo trabalho.

Equipes de alta performance: Na pandemia

Durante a pandemia, essa situação se agravou: estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) revelou um aumento de 90% nos casos de depressão. Já o número de pessoas com crises de ansiedade e sintomas de estresse agudo praticamente dobrou entre março e abril de 2020.

Percebendo isso, esta é a hora das empresas investirem em seus líderes, ensinando-os a agirem de forma diferente, mais humana, empática, criando times de alta performance e que, por sua vez, também se tornarão mais produtivos, saudáveis e felizes no trabalho e também em suas vidas pessoais.

Equipes de alta performance: Inscrições para o curso

A Reconnect também oferece um curso de Liderança Positiva que auxilia os líderes do futuro a inspirarem sonhos, propósito e missão, além de transmitirem segurança psicológica:

Próxima turma: início em 24/05

Duração: 4 semanas | 16hs de carga horária

Aulas: 2 aulas online e ao vivo por semana

Mais detalhes e inscrições, acessehttps://www.reconnecthappinessatwork.com/liderancapositiva.

Equipes de alta performance: Sobre a Reconnect | Happiness at Work

Nascida em 2017, a Reconnect é uma empresa brasileira especializada em “Felicidade no Trabalho” (“Happiness at Work”, em inglês). Com programas e serviços que podem auxiliar corporações e pessoas físicas, seu principal objetivo é criar ambientes de trabalho mais felizes, além de culturas mais saudáveis e com mais significado.

Em 2020 firmou parceria exclusiva com a “Happiness Business School” – uma das líderes do tema “Happiness at Work” na Europa, com atuação em países como Portugal, Suíça e Austrália. Mais informações no site: https://www.reconnecthappinessatwork.com/

Leia também – Resiliência: entender que os desafios fazem parte da vida e resolver os problemas sem desanimar é essencial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui