Montar um currículo é sempre um desafio. Novas dúvidas surgem a cada tópico desse documento e as incertezas são tantas que a sensação é a de que nunca estamos prontos para enviarmos um currículo ideal. Nesse artigo, vamos ensinar como montar um currículo para primeiro emprego.
O desafio é ainda maior quando não temos nada para preencher na parte de experiências. Uma dúvida muito comum que aparece em nosso site é: o que colocar em um currículo quando não se tem nenhuma experiência de trabalho?
Fomos conversar com a Monique Cipriano, Team Leader de Atração e Seleções na Printi, para ajudar quem está entrando no mercado de trabalho. Aí vão as dicas.
Afinal, o que colocar no currículo de estágio ou primeiro emprego?
Tenha em mente que os recrutadores já esperam que seu currículo para primeiro emprego não terá nada na parte de experiências. Mas isso não significa que eles tenham expectativa de um currículo em branco. Existem diversas experiências alternativas que são bem-vindas e devem ser colocadas nesse arquivo antes de ser enviado ao recrutador.
“A gente prioriza algumas informações que são importantes para aquele momento. Cursos que já fez, alguma experiência internacional e algum trabalho voluntário, por exemplo. São tópicos que fazem parte do currículo e vão enriquecê-lo”, explica Monique.
Também podemos incluir esportes praticados e atividades extracurriculares desempenhadas na escola ou na faculdade. Essas práticas dizem muito sobre o candidato. Segundo a Monique, eles descrevem a atenção que o candidato tem em se profissionalizar e o foco que ele deu para sua própria carreira. Ela ainda destaca que ter um currículo com esses pontos faz com que o candidato se destaque em relação aos demais.
Currículo para primeiro emprego: atuações extras descrevem sua personalidade profissional
Independente do nível profissional, um erro comum é colocar adjetivos no currículo: pontual, organizado, bom relacionamento interpessoal. Além de serem obviedades esperadas de qualquer funcionário contratado, esses pontos tiram a objetividade do currículo.
Por isso, foque em atividades e atuações em vez de características pessoais. Dizer que pratica esportes, por exemplo, pode revelar um perfil resiliente, que sabe trabalhar bem em equipe e é organizado com horários. O mesmo para quem fez algum tipo de trabalho voluntário.
Uma vivência internacional, quando possível, indica audácia e coragem para lidar com novas experiência de forma independente. E atividades extracurriculares na faculdade ou escola, apresentam liderança, curiosidade e emprenho.
Currículo para primeiro emprego: cuidado com a parte de contato
A team leader de recrutamento disse que um dos erros mais comuns nos currículo para primeiro emprego recebidos é a falta de contatos ou os contatos errados. Muito importante se atentar em colocar um e-mail e telefone atualizados, pois esse vai ser o caminho de comunicação entre o recrutador e o candidato.
“E às vezes eu recebo até com contatos dos pais. Não adianta colocar o contato do seu pai se ele vai demorar para conseguir falar com você, por exemplo. O contato deve ser seu e sempre atualizado”, conta.
Currículo para primeiro emprego: atenção com o ano de formação na faculdade
Esse é um item que passa desapercebido em grande parte dos currículos que recebemos. Os candidatos colocam o nome da faculdade e, algumas vezes, o ano que ingressou no ensino superior. Porém, esquecem de dizer quando exatamente vão se formar.
“A gente tem um deadline de contratação. Por exemplo, a gente contrata um profissional em 2018 e a tendência é que a gente tenha que efetivar em 2020. Então, se ele vai se formar em 2019 e a gente só pode efetivar em 2020, isso já inviabiliza a contratação dele”, diz Monique.
É possível que você não seja chamado para entrevistas porque não deixou essa informação clara no seu currículo, mesmo que você esteja em linha com o deadline de efetivação da empresa.
Coloco uma foto?
Por mais que seus pais digam que você é irresistivelmente belo, contenha-se e não mande um currículo com foto.
“A menos que seja solicitado pela empresa, ou que ele esteja participando de um processo para modelo, não tem necessidade”, esclarece Monique.
Então, nada de foto no currículo. Foto apenas no perfil do Linkedin.
Onde eu procuro meu estágio ou primeiro emprego?
Pronto. Seu currículo para primeiro emprego está preenchido de forma adequado e revisado gramaticalmente. Agora é a hora de buscar sua tão sonhada entrevista de emprego. Fontes de contratação não faltam: Linkedin, vagas.com, Catho e páginas de carreira da empresa e sites da própria faculdade.
Segundo Monique, o Vagas.com é o principal canal de contratação de estágios e primeiro emprego, pois ele já tem um programa específico na plataforma. O Linkedin, segundo a especialista, ainda está tímido nesse tipo de contratação, mas vem crescendo nos últimos anos.
Prepare-se para entrevistas
A principal orientação para se preparar para uma entrevista é: estude. Saiba mais sobre a empresa, leia informações no site e faça buscas no Google. Também é importante ensaiar respostas para as perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego.
“É muito comum a gente se deparar com candidatos muito nervosos. A primeira dica é – fique tranquilo. Essa é uma troca, você também está avaliando a empresa. Importante você conhecer a empresa para ir mais preparado”, aconselha Monique.
Lembre-se de que quanto mais preparado você estiver, menos nervoso ficará. Portanto, reserve algumas horas para elaboração do seu discurso.
Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente!