Por que você deveria seguir essas dicas para LinkedIn? A rede é incrível e não só pode, como deve fazer parte do seu dia a dia profissional. Seja para manter o networking ativo, seja para encontrar novas oportunidades de trabalho ou compartilhar conquistas, ela é uma ótima ferramenta para ajudar você a crescer profissionalmente.

Pensando nisso, selecionamos algumas ideias que você pode colocar em prática agora mesmo para melhorar o seu perfil, o seu alcance de publicações e até a sua relevância no mercado em que trabalha. Olha só:

8 dicas para LinkedIn para colocar em prática já:

1.Atualize suas informações básicas

Às vezes, ficamos tão focados nas nossas experiências profissionais, que esquecemos de atualizar algumas informações básicas no perfil do Linkedin. Atualize o seu lugar de atuação (a cidade onde você está e gostaria de trabalhar), o seu e-mail de contato e até o título da sua profissão ou do cargo em que está atualmente.

2.Troque a sua foto de perfil

A foto de perfil que você tem hoje é profissional? Ela mostra bem o seu rosto, tem um viés simples, você está com uma roupa adequada para o ambiente profissional? Caso a resposta seja “não” para alguma dessas perguntas, então você é hora de buscar uma nova imagem. Isso vai deixar o seu perfil mais com a cara do currículo que você sempre sonhou em ter!

Um ponto importantíssimo: a foto precisa ser recente e mostrar você e apenas você. Nada de fotos com namorados, maridos, filhos ou animais de estimação por lá. 

3.Coloque uma imagem de fundo

Você sabia que o seu perfil do LinkedIn tem uma imagem de topo que pode ser trocada? Se você acha que o seu perfil precisa chamar mais a atenção, trocar essa foto por outra, mais a ver com o que você busca com o perfil ou para demonstrar o que você faz, pode ser uma boa ideia.

Por exemplo, se você é escritor, pode colocar a imagem de um computador em cima de uma escrivaninha; se é médico, de um consultório bem arrumado; e assim por diante.

4.Cheque o texto para erros de digitação

Por que não tirar alguns minutinhos para revisar o português do seu perfil? Ajustar problemas gramaticais, trocas de letras… enfim, revisar tudo o que está escrito ali para deixar o seu perfil perfeito.

5.Faça um post

Mas, calma! Nada de mensagens de bom dia, textos motivacionais ou coisas que você vê nas outras redes sociais (como vídeos de bichinhos). O LinkedIn é uma rede profissional, por isso, faça posts profissionais!

Compartilhe um insight da sua área de trabalho, alguma notícia relacionada ao tema que você estuda… Pense em um post que mostre que você está inteirado na sua área de profissão.

Isso não só vai gerar engajamento com os seus contatos na rede, como também demonstra uma postura muito profissional no seu perfil – afinal, você está usando a rede para o que ela realmente serve.

6.Adicione pessoas novas

Que tal aumentar o seu networking? Adicione pessoas novas na rede ou siga outras que você admira. Essa é a maneira mais fácil de você crescer dentro do LinkedIn.

Mas, fica o alerta: como essa é uma rede puramente profissional, a etiqueta diz que o mais indicado é adicionar só pessoas que você conheceu ao vivo – seja durante um evento ou palestra, colegas de curso ou com quem você já trabalhou ou trocou contatos alguma vez.

As demais valem a penas ser seguidas (e não adicionadas), principalmente se são referência na área, com perfis muito grandes. 

7.Mande mensagens personalizadas

Aliás, ao adicionar alguém, vale a pena mandar uma mensagem personalizada para essa pessoa. Esqueça aqueles textos genéricos vendendo o seu produto ou falando sobre a sua carreira.

Foque pessoa em si e use esse canal para construir um relacionamento com ela: explique onde vocês se conheceram, porque a está adicionando por ali e que gostaria de manter o contato frequente, por exemplo.

8.Pense bem antes de apertar “enviar”

Essa é uma das dicas para LinkedIn mais preciosas. Viu uma postagem de alguém com uma visão política diferente da sua? Alguém criticou o seu trabalho com um comentário maldoso? Sentiu vontade de reclamar de algum serviço ou produto através da rede?

Pense duas vezes. Já vimos por aí casos de funcionários que fizeram comentários inadequados por lá e acabaram desligados da empresa. Isso significa que ela tem, sim, um efeito na sua reputação no mercado de trabalho.

O LinkedIn é um ambiente profissional, e os seus comentários e postagens devem ser à altura. Ou seja, se viu algo que não gostou pense duas vezes antes de escrever qualquer por lá – aliás, esse é um conselho que vale para todos os momentos da vida – mesmo os offline!

Quer mais conteúdo PraCarreiras? Faça parte do nosso grupo no LinkedIn ou siga o nosso perfil no Instagram!