Dia do Químico: saiba mais sobre o mercado e os desafios da profissão durante a pandemia do coronavírus

dia do químico

Dia do Químico: coordenadora do curso de Química da Anguanguera UniABC explica o papel do profissional e a importância da sua atuação frente à pandemia do coronavírus.

O papel do químico , muitas vezes desconhecido por parte da população , abrange um amplo leque de atividades . Segundo a Associação Brasileira da Indústria Química , o setor químico brasileiro é responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial nacional, empregando 2 milhões de pessoas, entre empregos diretos e indiretos. Nesta quinta-feira, 18 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Químico, data que tem entre os objetivos ressaltar o comprometimento e responsabilidade desses profissionais – especialmente a atuação na área da saúde, tendo em vista a contribuição no combate ao coronavírus .

Dia do químico: papel fundamental na sociedade

Evelyn Cruz , coordenadora do curso de Química da Anguanguera UniABC em Santo André, explica que tudo no universo é constituído da menor partícula existente, o átomo, e é a partir dela que se originam todos os demais processos que envolvam a vida. ” Não existe nada no universo que não seja químico. Por esse motivo, o papel deste profissional junto aos demais pesquisadores é fundamental para o combate ao coronavírus.

Nos laboratórios, nas indústrias, nos centros de pesquisa, os profissionais da Química estão na linha de frente do combate à Covid-19, em atividades que vão desde a investigação sobre o vírus e terapias até a fabricação de produtos, passando pelo desenvolvimento de novas técnicas e controle de qualidade “, complementa .

Dia do químico: atuação

A atuação do químico está relacionada diretamente ao bem-estar da sociedade, já que possui um amplo mercado que vai desde a área industrial, consultoria, educação, desenvolvimento de materiais, melhoramento tecnológico e pesquisa. Apesar deste amplo escopo de trabalho, a especialista comenta que o local onde o profissional reside também faz diferença. “Nas grandes metrópoles existem amplas áreas industriais, de desenvolvimento tecnológico, ofertando mais oportunidades. Já os profissionais que residem em regiões com pouca indústria, a área de educação é uma das melhores opções”, afirma .

“Os químicos atuam ativamente no progresso no país, melhorando a qualidade dos produtos nacionais. Estes profissionais, por meio da química, pesquisam e encontram soluções de problemas tecnológicos, bem como impulsionam os centros de pesquisas químicas e acadêmicas”, afirma a coordenadora, Evelyn Cruz . Para quem pretende seguir a carreira em uma das diversas áreas de atuação, vale reforçar que um dos maiores desafios da profissão, principalmente com a pandemia, é a vertente tecnológica das operações, a chamada Indústria Química 4.0, bem como a capacitação profissional.
“É importante lembrar que nos dias atuais, em que o mercado de trabalho passa por um processo de turbulência e constante transformação , as competências técnicas se tornam cada vez mais importantes . Por isso, além da graduação , outras formas de educação continuada, como cursos e especializações, são indispensáveis para o profissional da área”, conclui.

Dia do químico: oportunidades de emprego

Você sabia que o Pracarreiras tem uma planilha de vagas de emprego de todo o Brasil? Todos os dias, atualizamos essa planilha com novas oportunidades de emprego recebidas diretamente dos recrutadores ou de grupos de vagas de emprego e recrutadores. Para acompanhar essa planilha de vagas, basta clicar aqui.

Lá você também consegue acompanhar notícias como essa de empresas que divulgam suas oportunidades em aberto com mais detalhes sobre o processo seletivo, os requisitos das vagas e a experiência de quem consegue uma oportunidade.

Guia de profissões

Se você está na dúvida sobre qual carreira seguir, ou pensa em mudar de área, confira nosso guia de profissões. Nós entrevistamos profissionais de diversas áreas para entender como é o mercado de trabalho, como são suas rotinas e quais estratégias para crescer profissionalmente.

Confira entrevistas objetivas sobre como é cada profissão. Basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui