O que é Marketing Pessoal? Dicas para arrasar!

o que é marketing pessoal
Foto: NordWood Themes / Unsplash

Você sabe o que é Marketing Pessoal? Talvez o termo seja um mistério para você, mas, saiba, ele é muito importante para você crescer na carreira. Por isso mesmo, conversamos com Danilo Vilela, diretor de marketing e produtos na Vertical Garden, para entender melhor o que o termo significa e porque você deve começar a investir nisso agora mesmo. 

O que é Marketing Pessoal? 

Marketing é uma palavra comum e usada de muitas formas. Marketing para vendas, marketing digital, marketing de conteúdo, e-mail marketing… Você entende a ideia, né? Por isso que, segundo Danilo, é difícil dar apenas uma definição a qualquer tema relacionado à palavra. Mas, calma, isso não significa que não dá para definir o que é marketing pessoal de uma forma simples de entender: 

“Marketing Pessoal é um modo de trabalhar e desenvolver uma reputação e imagem pública para sua rede de relacionamento (ou, como chamamos no universo corporativo, o seu networking)”, explica ele. 

Ou seja, esse tipo de marketing determina como as pessoas veem você e a forma como a sua imagem é aceita no mercado de trabalho. Quer você faça ativamente marketing pessoal ou não, é fato que as pessoas já têm uma opinião sobre você e o que você faz. A ideia dessa prática é trabalhar melhor a sua imagem no mundo, segundo o que você busca entregar para os outros. 

O que é marketing pessoal: por que fazer?

Bom, como explicamos ali em cima, a sua imagem e a forma como as pessoas entendem quem você é e o que você faz é importante – principalmente se você busca crescer profissionalmente

“Por mais capacitados que nós sejamos, dificilmente conseguimos atingir sozinho o sucesso profissional”, diz Danilo. “Nossas conquistas, em geral, têm a contribuição de muitas pessoas e algumas delas fazem grande diferença em nossas carreiras.”

Quer você seja indicado para uma vaga, para tocar um projeto ou mesmo quando você comete um erro no trabalho, existe uma confiança de que você conseguirá tanto entregar o que foi prometido como reverter uma situação adversa. “O marketing pessoal nos ajuda a criar esses relacionamentos de confiança que são necessários para o desenvolvimento da nossa carreira”, continua ele. 

O que é marketing pessoal: como fazer?

Entendido tudo isso, vamos agora para a parte prática. Afinal, por onde começar? Danilo deu algumas dicas, que você confere nos pontos abaixo. 

1.Desenvolva um “Pitch de Elevador”

“O pitch de elevador é uma técnica para apresentar uma ideia, serviço ou solução de um modo simples e direto, com foco nos benefícios que você pode gerar para seu interlocutor e assim conseguir despertar o interesse dele”, explica. 

É resumir em uma frase, direta e clara, o que você faz e os benefícios que entrega. Como uma pergunta comum em conversas, profissionais ou não, é “O que você faz?”, muitas pessoas perdem a oportunidade de fazer marketing pessoal, se limitando apenas a explicar a profissão que têm (“sou advogado”, “sou gerente de marketing”, etc.). 

2.Apresente os seus benefícios

Não só as vagas de trabalho que têm benefícios. Você também! E o marketing pessoal pede que você deixe isso claro quando fizer um novo contato profissional ou falar sobre o seu trabalho. 

“Se eu quisesse prestar algum serviço de marketing para você, não diria apenas que sou especialista em Marketing, mas faria uma apresentação em algo como: ‘Eu ajudo empresas a aumentar a receita por meio de posicionamento de marca e desenvolvimento de novos modelos de vendas'”, diz Danilo.

O mais importante é você ter na ponta da língua os benefícios que a sua especialidade pode gerar para outra pessoa ou empresa. 

3.Deixe os outros ajudarem você

Ou, pelo menos, deixe claro como eles podem fazer isso! Segundo o especialista, o essencial, aqui, é você não ter medo de fazer perguntas e procurar ajuda. Pergunte se as pessoas conhecem alguém que precisa dos seus benefícios e faça a roda da sua rede de conexões girar! 

“Dê a essa pessoa a oportunidade de exercer o marketing pessoal dela também e apresentar você para um contato que esteja precisando do seu serviço”, diz. “Já vi muitos profissionais serem contratados no LinkedIn em questão de horas após fazer um post informando que estavam se desligando de uma empresa e estavam disponíveis para uma nova oportunidade, pedindo indicações.”

Regra de ouro: gerar valor

Um ponto que precisa ser bem entendido quando se fala sobre o que é marketing pessoal é que ele não sobrevive se você não gerar valor para os outros. Um bom marketing pessoal não tem relação com promover o que realizou ao longo da carreira, mas em como você pode ajudar as pessoas, o que você pode oferecer para os seus contatos – e não o contrário!

“Essa visão é essencial, pois cria autenticidade e especialmente conexão”, reflete Danilo. E é por isso que o marketing pessoal é essencial para qualquer profissional. Você pode não estar ao lado das pessoas o tempo inteiro, mas elas vão lembrar de você, desde que você gere valor. 

Ah, e fica o aviso: a autopromoção constante, falar só de você, buscar sempre elogios, e não entregar o que você têm para as pessoas “queima o seu filme” e cria uma imagem ruim. “Tenha pelo menos um mínimo de interação com o seu interlocutor, demonstre interesse por ele e ajude-o antes de se autopromover”, comenta o especialista. 

Como fazer marketing pessoal na quarentena? 

Não podemos esquecer que estamos em uma situação muito aquém do ideal. A pandemia do coronavírus mudou completamente a forma como nos relacionamos uns com os outros e até como fazemos networking. 

Então, se você busca crescer, uma forma é investir, sim, na sua própria imagem, mesmo sem a possibilidade de encontrar pessoalmente com os outros. “Trace um plano, pense em pessoas-chave para desenvolver um relacionamento profissional e busque meios de chegar a elas”, diz o especialista. 

As redes sociais são perfeitas para isso. Entre em grupos e associações do seu setor, ofereça-se para exercer algum tipo de trabalho de apoio aos comitês e amplie a sua rede de conexões

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