Era uma questão de sobrevivência além de ser uma atividade direcionada unicamente ao gênero masculino, já que havia uma visão de que o homem era sempre o provedor da casa.
A mudança desse modelo iniciou-se a partir da Revolução Industrial, na segunda metade do século XVIII, quando modificaram-se as condições de vida dos trabalhadores e as relações sociais e econômicas no meio urbano – influenciando na perspectiva e ambição de cada um deles
Valorização do colaborador: A relação
Hoje, essa relação se transformou muito e está muito mais atualizada. Temos pelo menos quatro ou cinco gerações (Baby Boomers, X, Y – ou Millennials – e a Z) dividindo-se no mercado de trabalho. Entretanto, é perceptível o choque entre elas de seus ideais e percepções.
Diferente do passado, quando o trabalhador fazia carreira apenas em uma única empresa, em que o regime de trabalho CLT era um desejo em comum, o trabalho quase sempre era formal, e a maioria seguia os mesmos padrões de vestimentas e modelo do trabalho. Agora, vivenciamos um momento no qual existe um equilíbrio entre interesses de empresas e de colaboradores.
Valorização do colaborador: As novas gerações
As novas gerações passaram a exigir locais mais sustentáveis de trabalho, principalmente do ponto de vista psicológico. Buscam flexibilidade de burocracias e formalidades, reconhecimento, satisfação e preocupam-se muito mais com valores individuais e sociais.
Do lado das empresas, houve a necessidade de ajustar sua cultura e oferecer benefícios atualizados para se mostrarem competitivas no mercado. Finalmente, me parece que essa relação entre empresa e colaborador está ficando cada vez mais justa.
Por exemplo, no dia-a-dia eu vejo que uma empresa que oferece um pacote de benefícios atrativos, consegue atrair e reter talentos muito mais do que outras empresas tradicionais ou que ainda não se atentaram a essa transformação.
Valorização do colaborador: Benefício do transporte
Um exemplo disso está no próprio benefício do transporte: oferecer múltiplas formas de locomoção, como por exemplo, o fretamento corporativo, transmite ao colaborador uma sensação de bem-estar e reconhecimento. A longo prazo, isso transforma-se em produtividade e satisfação, afinal, ele não precisa dirigir ou utilizar opções de transporte públicos.
Valorização do colaborador: No mercado de trabalho
Acredito que, embora o mercado de trabalho e o interesse dos colaboradores estejam em constante transformação, é papel do RH e dos líderes das empresas acompanhar esse movimento.
Precisamos valorizar os colaboradores, afinal são a peça-chave das empresas, inclusive, tendo em vista essa mistura de gerações. É preciso atentar-se, questionar-se e começar a fazer essas mudanças e inovações.
Valorização do colaborador: Sobre Danilo Tamelini
Confira a página do LinkedIn do PraCarreiras.
O PraCarreiras e a mentoria de carreiras
O PraCarreiras também faz uma mentoria de carreira, com preparação de currículo, LinkedIn, dinâmica de grupo e ensaio de entrevista de emprego.
Oferecemos soluções completas para que o profissional se posicione de forma adequada nos processos seletivos.
Para conhecer mais sobre os tipos de mentoria de carreira, clique aqui!