O lado bom do home office para os colaboradores

vantagens do home office

Para Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano, o período de isolamento social acabou gerando maior colaboração entre as pessoas, como uma das vantagens do home office.

Enquanto algumas empresas começam a pensar no que fazer para trazer os colaboradores de volta ao trabalho presencial, outras organizações pretendem conceder mais tempo de home office aos seus funcionários. Recente pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral revela que 54% dos brasileiros cogitam propor aos seus gestores um maior equilíbrio entre trabalho presencial e remoto.

De acordo com Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano, as relações de trabalho foram modificadas positivamente durante o isolamento. “Durante mais de três meses de pandemia, foi possível notar maior colaboração entre as pessoas, um lado positivo de todo esse período de incertezas. O isolamento social colocou um freio na vida acelerada das pessoas, que acabou por economizar tempo de deslocamento até o serviço”, explica a especialista.

Vantagens do home office dependem de cada caso

Susanne acredita que à medida que as empresas forem acionando seus colaboradores a voltarem ao trabalho presencial, será preciso estudar cada caso individualmente. “Para alguns, será mais produtivo trabalhar a maior parte da semana de forma remota, enquanto outros produzirão melhor no escritório. O fato é que as empresas vão precisar repensar essas dinâmicas de trabalho pós-pandemia”, pontua.

Mesmo que muitos brasileiros estejam apreciando atuar remotamente, podendo ficar ao lado dos filhos, marido, esposa e até usar o tempo livre para hobbies, Susanne destaca a necessidade que o brasileiro tem do contato físico. “É importante lembrar que somos um povo latino, que gosta e precisa do contato físico”, explica. Na mesma pesquisa citada anteriormente, 76% dos entrevistados que estão de home office sentem falta de interagir presencialmente com os seus colegas de trabalho.

“Ao retornar à convivência diária com os parceiros de equipe, aproveite para colocar a conversa em dia, sem se esquecer da rede de colaboração criada durante os dias de isolamento. Continue a se colocar no lugar do outro, a ter empatia e ajudar o colega em suas necessidades. Dessa forma você continuará desfrutando dos aprendizados com o home office, mesmo se ele vier a acabar”, completa Susanne.

Vantagens do home office: autoconhecimento

Para os que ainda tiveram a possibilidade de permanecer durante mais um tempo em casa, Susanne aconselha fazer um ‘mergulho’ dentro de si mesmo. “Use essa oportunidade para observar a si próprio, fortalecendo o autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos, mais nos conectamos com os nossos talentos. Curtir a própria companhia neste momento ajuda a despertar muitos insights, com mudança de movimento, partindo do interno para o externo. Quando se faz isso, é possível descobrir novas habilidades e aproveitar cada momento presente”, recomenda a especialista.

Dentro de casa ou de volta ao trabalho presencial, é preciso buscar um lado positivo em todas as situações. “Tudo na vida tem o lado bom, e é nele que devemos focar. Quando fazemos isso a vida fica mais leve, conquistamos maiores resultados em nossa carreira. Seja em home office ou no escritório, aproveite o lado bom que a vida lhe oferece”, ressalta Susanne.

Vantagens do home office: como ser mais produtivo

Ter flexibilidade não significa não ter horários estabelecidos. Uma das dicas mais importantes para manter a produtividade em casa é manter a organização.

Faça uma lista de atividades do seu dia, com tudo o que você precisa fazer e entregar. Distribua as tarefas em horas e não esqueça de incluir uns minutos de descanso e a pausa para o almoço.

Divida tarefas complexas e simples de acordo com o seu nível de produtividade. Algumas pessoas trabalham melhor no período da manhã, outras no final do dia. O home office permite essa flexibilização.

E, apesar de poder acordar um pouco mais tarde no home office, não deixe de cumprir os horários de trabalho como em um dia normal.

Uma outra forma de organização importante é a do ambiente de trabalho. Arrume um espaço na sua casa em que você possa se sentar de maneira confortável, em um ambiente limpo e bem iluminado.

Leia matéria completa aqui.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui